Setor De Turismo Já Sente Maior Procura Por Viagens
Pesquisas recentes da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) apontam para um cenário que começa a ficar mais positivo. Em abril, 69% das operadoras ouvidas pela entidade tiveram percepção de melhora ou nível similar de negócios frente a março.
Para aqueles empreendedores do turismo que desejam se adaptar a essa modalidade e focar na retomada é preciso estar atento às tendências e planejar com bastante cuidado as adaptações. Especialistas são os aliados para dimensionar a demanda, entender as características locais e transformar o seu empreendimento em um destino desejado para turistas afoitos por experiências diferenciadas. Essa movimentação do mercado já despertou a atenção das agências, hotéis e associações especializadas que estão investindo em capacitações e adaptações a essa nova realidade. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo reduziu de 3,7% para 3,5% a expectativa de crescimento do volume de receitas dos serviços, em 2021. Especificamente com relação ao Turismo, a tendência é que o faturamento real do setor encolha 9,7% neste ano, com perspectiva de volta ao nível pré-pandemia no segundo trimestre de 2023, segundo a CNC. A estimativa tem como base os dados da Pesquisa Mensal de Serviços de dezembro do ano passado, divulgada hoje pelo IBGE.
— Uma grande interrogação é como a gente vai se posicionar quanto à oferta hoteleira. Sinto falta de campanha de recall da marca da Embratur, se de fato ela se conecta com turistas, operadores, companhias aéreas. A promoção de um destino não se resume só a participação em feiras. São essas ferramentas que têm que ser geridas para que a gente tenha penetração nesses mercados de forma mais organizada — argumentou Reis. De acordo com Sampaio, novos protocolos precisam ser implementados, melhor definidos e harmonizados entre diversos países. Ele disse que a biometria será uma solução amplamente aceita, assim como a tecnologia para entrada de dados sem contato, controle de gestos, digitalização de documentos sem toque e comandos de voz, as quais já estão sendo testadas.
Fatores como inflação e desemprego em alta, por outro lado, representam ameaças para a reação dos negócios, pondera Bentes, da CNC. Em 2020, o tombo no volume de receitas foi de 36,6%, e a CNC aposta em um avanço de 16,7% em 2021. “É como se o setor alcançasse a metade do que foi esvaziado do copo. Nas capitais, a taxa média de ocupação dos hotéis está na faixa de 30%, abaixo do ponto de equilíbrio de 50% a 60% para o pagamento de todas as despesas de operação, afirma o dirigente.
Ano De Expectativas E Incertezas Para A Ciência Brasileira
A BWT, por exemplo, investiu na capacitação dos agentes parceiros a fim de adequar o atendimento às novas demandas. O ideal é que os profissionais ofereçam destinos seguros e capazes de movimentar a economia. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Neste estudo, a FGV Projetos considerou um período de confinamento de três meses. Passado esse período, deverá ter início o processo de reequilíbrio dos negócios (estabilização) no Brasil, que deve se estender por aproximadamente 12 meses, uma vez que a saúde financeira dos negócios e das famílias estará comprometida. No caso do turismo internacional, o período Praia de recuperação poderá chegar a 18 meses. Mas, afinal, o que esperar para esta alta temporada e como estar pronto para ela? Pensando nas novidades, preparamos para você um texto lotado com as novas tendências dos turistas, para você aproveitar o período de férias e o retorno das viagens para lucrar e bombar seu negócio turístico após o impacto da pandemia.
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E alimenta tanto as fugas em massa que vemos nos feriados quanto o número de pessoas que decidem aproveitar o home office para passar meses fora de casa. O marco foi o feriado de 7 de setembro, quando boa parte dos brasileiros decidiu que a pandemia tinha acabado e lotou as estradas como se não houvesse amanhã.
Como consequência, o mercado de trabalho para os profissionais da área de turismo terá mais oportunidades. Além disso, esse interesse crescente por destinos mais próximos pode ser explicado também por outros fatores, como a crise e o alto valor do dólar.
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