SItes com SEO

História Da Odontologia No Brasil

História Da Odontologia No Brasil

Na Batalha de Waterloo, ocorrida na região onde fica a Bélgica, esse fato ficou bem conhecido. Portanto, como vimos no texto, não existam muitos recursos odontológicos no passado. Já o fio dental da forma como conhecemos hoje foi inventado pelo dentista de Nova Orleans, Levi Spear Parmly em 1815. Ele começou a recomendar aos seus pacientes que utilizassem seu próprio fio dental, que na época era feito de seda. A explicação para dor de dente era a invasão de pequenos vermes ou demônios no interior dos dentes que acabam por cavar os tecidos, causando cavidades.

A descoberta da anestesia por um dentista, em 1846, longe de ser um acaso, veio reforçar as campanhas dos profissionais para sua legitimação social. O controle profissional contra o uso leigo apresentava-se como a solução plausível para esse perigoso esquema. Neste sentido, a descoberta da anestesia agiu como um fator de consolidação do processo de profissionalização da odontologia. 20 A descoberta da anestesia por um dentista, em 1846, longe de ser um acaso, veio reforçar as campanhas dos profissionais para sua legitimação social. O consumo em massa do açúcar abriu as portas para a manifestação epidêmica da cárie; no século XIX, a doença já incidia sobre cada estrato da sociedade, dos mais pobres aos ricos comerciantes e nobres, transformando a infecção dentária e a dor de dente em lugar comum.

Este artigo buscou evidenciar as disputas em torno do estabelecimento de uma jurisdição sobre o mercado odontológico, no século XIX, definindo o momento de profissionalização da odontologia no Ocidente, tendo como cenário principal os Estados Unidos. Tal como pudemos observar, esse processo teve uma enorme influência na conformação e no modelo da prática odontológica ocidental, incluindo vários países da Europa e da América Latina e, com certeza, o Brasil. As novas características do mercado de serviços odontológicos, de necessidades vitais e universais, possibilitaram ao campo de trabalho da odontologia os elementos de distinção que já demarcavam o mercado de trabalho médico. Essas novas características, de natureza inelástica, passaram a concorrer com os atributos cosméticos desse mercado, influenciando a oferta e os preços dos serviços odontológicos.

Biossegurança Em Odontologia

Diz a história, que a profissão deriva dos ourives, barbeiros ou Tiradentes, dentistas, protéticos e hoje, técnicos em prótese dentária. Hillam observa esse mesmo padrão na Inglaterra, onde a odontologia teria se tornado um negócio bastante atrativo no final do século XVIII e início do século XIX, prometendo excelente retorno financeiro. Trazia, também, a vantagem de um custo relativamente pequeno em termos do tempo e do dinheiro necessários para entrar para a profissão, se comparados com a educação médica ortodoxa vigente e seus requisitos para o exercício profissional. Assim, numa sociedade secularizada, o médico pode ser considerado um dos herdeiros mais diretos do ministro religioso ou do padre. Nesse contexto, qualquer vinculação com a odontologia, uma prática eminentemente empírica e manual, tornaria suspeito o caráter científico e profissional que a medicina tentava impingir a si própria (Gies, 1926; Pernick, 1985).

As Próteses Ao Longo Dos Tempos

como surgiu a profissão de dentista

Frederico Eyer, inspetor geral da Associação Paulista de Assistência Dentária Escolar de São Paulo e grande defensor da prevenção e do tratamento dos dentes das crianças, afirmava que São Paulo teve um papel pioneiro nesse campo. Notícias, muitas vezes irônicas, sobre as primeiras dentistas diplomadas começavam a aparecer em diferentes publicações. Foram licenciados pela Escola Livre de Farmácia 205 dentistas, dos quais 11 eram do sexo feminino.

Odontologia No Brasil

Por ter sido o fiador do aluguel, Itamar da Silva Belo recebeu o registro profissional de número 11. Já na Bahia, devido questões estruturais, o curso foi iniciado apenas em 1891, ou seja, 7 anos após a assinatura do decreto. Assim como no Rio, a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia também se desvinculou do curso de medicina, mesmo que tardiamente, em 1949. A faculdade existe até hoje e leva o nome de Escola de Odontologia da Universidade de Maryland. O local é considerado uma das fundações essenciais para a profissão odontológica nos EUA e no mundo.

Odontologia: Qual Caminho Seguir

A Odontologia praticada no período entre a descoberta do Brasil por Pedro Álvares Cabral em 22 de abril de 1500, até a formação dos núcleos coloniais era praticamente restrita a extrações dentárias. Durante a Guerra Fria, a propaganda oficial dos Estados Unidos era afirmar que a boa saúde dental dos americanos indicava a superioridade sobre os bolcheviques. Foi a primeira obra a descrever a anatomia oral, sintomas de patologias bucais, técnicas para remoção de cáries, restaurações e transplantes dentários. Para tentar explicar a dor do dente que era lancinante várias teorias populares surgiram. Ou seja, as pessoas acreditavam que as cáries dentárias eram causadas pela existência de pequenos vermes ou demônios que cavavam os dentes e gengivas. Mais tarde na Grécia Hipócrates descreveu, pela primeira vez, algumas enfermidades da Odontologia, como a cárie dentária, má-oclusão e abscessos. Tanto na Grécia quanto em Roma antiga, eram usados ossos e conchas de ostras trituradas para limpar os dentes.

Foi ele que cunhou o termo cirurgião-dentista para a profissão, criou o “pivô” e iniciou o desenvolvimento de dentaduras. Reconheceu, também, a intima relações entre as condições bucais e a saúde em geral. Em manuscritos egípcios, mencionando alguns malefícios, como a dor de dente, feridas gengivais e outras manifestações orais. No Brasil pré-descobrimento os índios tratavam as moléstias faceta de porcelana de maneira bem rudimentar, e os problemas bucais não eram diferentes. As dores eram tratadas com plantas medicinais e ao primeiro sinal de problemas dentários os mesmos eram arrancados. As ferramentas eram precárias e pouco desenvolvidas, como objetos de madeira e pedaços de cipó. Para exercer a profissão é necessário obter o registro nos Conselhos Regionais de Odontologia.

Entretanto, já a partir de 1908, ela não se encontra na relação dos sócios (mar. 1908). 26Entre as diferenças de perfil entre homens e mulheres dentistas devem ser mencionados a nacionalidade e o local de formação. 25Porto Alegre, como se verifica nos anúncios no Almanaque Laemmert, também teve, a partir do início do século XX, um número considerável de dentistas licenciadas e diplomadas atuando no mercado de trabalho.

Deixe um comentário