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Como os desenhos animados afetam as crianças

“Ao usar o lúdico, você consegue fomentar aprendizados importantes, trazer questões e novas perspectivas, mas sem perder o encantamento e a curiosidade, permitindo que a criança explore sua imaginação e crie suas próprias expectativas sobre aquilo que está assistindo”, afirma, Thelma Oliveira, coordenadora pedagógica da EvoBooks. De acordo com Derdyk (1994, p.24), “objetos, pessoas, situações, animais, emoções, ideias, são tentativas de aproximação com o mundo. Neste sentido, é possível explanar por inúmeros caminhos reflexivos sobre a importância do desenho e da arte no desenvolvimento humano e mais detidamente ao desenvolvimento infantil, sendo que neste estudo o foco estabelecido centra-se na importância do desenho no processo de desenvolvimento da criança dentro do ambiente escolar e a utilização deste recurso na sala de aula e a multidisciplinariedade na educação infantil. Esta atividade envolve a coordenação entre os olhos e as mãos, necessitando de movimentos precisos e controlados para segurar o lápis, fazer traços e preencher formas. À medida que as crianças desenham, elas aprimoram a coordenação motora fina, que é crucial para tarefas diárias como escrever, cortar com tesouras e abotoar roupas.

Além de estimular os sentidos, auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, incentiva na percepção das cores e desenvolve a parte da criatividade, pelo fato da expressão artística estar ligada totalmente à imaginação. Ter o espaço do desenho como atividade é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, além de desenvolver o senso de observação, percebendo a variedade de cores, formas e texturas. O desenho, portanto, faz parte do crescimento, do desenvolvimento infantil, pois além de falar, andar, comer, entre outras habilidades, que são aprendidas desde o nascimento, o desenho é parte integrante deste crescer, deste desenvolver-se. Ao desenhar a criança conta sua história, seus pensamentos, suas fantasias, seus medos, suas alegrias, suas tristezas. No ato de desenhar, a criança age e interage com o meio, seu corpo inteiro se envolve na ação, traduzida em marcas que a mesma produz, se transportando para o desenho, modificando e se modificando. Por meio do desenho conta o que melhor lhe aconteceu, demonstrando, revelando e dominando a situação.

Qual a importância do desenho animado para o desenvolvimento infantil?

Arte mais famoso na America latina

Por ser produzido especialmente para crianças, os desenhos infantis possuem uma forma de comunicação diferenciada, que o restante da programação da TV pode não ter. Para Cunha (2002) é na educação infantil que as crianças começam a procurar por formas e cores específicas para cada elemento formal, porém essa busca tende a se esgotar quando as crianças encontram formas mais semelhantes aos elementos observados. É nesse momento que a intervenção do professor se faz mais necessária no sentido de estimular novos olhares, fornecer oportunidades para a criança relacionar e comparar formas espaços e cores, pois se não houver desafios para que elas elaborem novas estruturas, elas se contentarão com aquelas já descobertas fixando-as como modelos que se tornarão estereotipadas. Dentre as atividades educativas realizadas pelas crianças em sala de aula, encontra-se o desenho como uma das atividades mais constantes, prazerosas e significativas. Assim, muitas pesquisas têm sido realizadas acerca do ato de desenhar, como linguagem única e peculiar, presente na constante interação entre ensinar e aprender, dentro dos mais diferentes eixos epistemológicos e distintas abordagens.

Toda criança desenha brincando com uma varinha na areia, com pedra na terra, ou caco de tijolo no cimento, com carvão nos muros e calçadas, lápis, pincel com tinta no papel, ela deixa marcas nos mais variados locais e com diferentes materiais, criando jogos e contando histórias. Por meio do desenho a criança entende o mundo ao seu redor e tem as primeiras experiências, vez que utiliza as ilustrações como uma forma de linguagem para se comunicar quando não sabe se expressar verbalmente, e os adultos, de compreender a forma de pensar dos pequeninos. As crianças iniciam seus desenhos entre os 18 e 24 meses e essas primeiras manifestações produzidas por elas são conhecidas como garatujas.

Ou ainda, o esboço gráfico pode desenvolver a criatividade, proporcionar autoconfiança, ampliar a bagagem cultural e facilitar o processo de sociabilidade. Seber (1997) enfatiza que para além da importância do desenho feito pela criança é essencial que se consiga fazer a leitura correta deste desenho e compreender o que aquela criança expressa sobre o mundo que a cerca. É preciso também entender quais as ferramentas mais adequadas a levar os alunos a novas descobertas, aliando a técnica, a interpretação e a sensibilidade na condução do processo ensino-aprendizagem.

Aplicar a arte do desenho durante as aulas é potencializar a absorção e a real compreensão das informações passadas em qualquer nível da educação infantil. Em geral, verificou-se que os efeitos psicológicos dos desenhos animados podem ser positivos e negativos. Portanto, é importante destacar a necessidade de seu consumo ser controlado e supervisionado pelos pais . Portanto, o conhecimento linguístico de um pedagogo é imprescindível, pois, cabe a ele compreender este objeto língua nas suas diferentes concepções, sobretudo porque a língua que a escola ensina é colocada a funcionar por seus falantes já tendo uma gramática, já em funcionamento.

Na vida adulta, os desenhos animados podem auxiliar na comunicação com as crianças, o que também contribui para o desenvolvimento infantil de forma positiva. Assistir aos mesmos desenhos que o seu filho, por exemplo, por ajudar a estabelecer uma comunicação mais precisa com a criança, aumentando a eficácia na hora de resolver problemas. Além de ser uma atividade super divertida, desenhar é uma forma de se comunicar, sendo muito importante para o desenvolvimento das crianças, já que quando desenha ela cria pontes entre o mundo imaginário e o real. Pelo desenho, as crianças expressam sentimentos, vontades e ideias que muitas vezes elas não conseguem expressar pela linguagem oral ou escrita, principalmente se ainda são muito pequenas. Através dessa atividade, elas têm a oportunidade de expressar sentimentos e emoções que muitas vezes não conseguem verbalizar. Isso pode ajudar na redução do estresse e da ansiedade, proporcionando uma sensação de alívio e calma.

Portanto, é responsabilidade dos pais controlar o que vêem e canalizar o conhecimento que deles pode derivar. Dessa forma, as crianças podem ver validada na tela pequena a ideia de que a violência é um meio instrumental válido para alcançar o que deseja.

Por ser o meio de comunicação entre a equipe de criação e a de fabricação, o desenho técnico é uma ferramenta indispensável para a interpretação e representação de um projeto. Ao colocar a ideia no papel, o profissional descomplica, expõe e representa tal ideia por meio de regras e métodos. As garatujas provocam uma surpresa nas crianças, que se encantam com o movimento do lápis que está em suas mãos e que vai deixando um sinal na folha branca.

Observando cerca de 300 mil produções, ela analisou principalmente a forma dos traçados (rabiscos básicos) e a maneira de ocupar o espaço do papel (modelos de implantação) até a entrada da criança no desenho figurativo, o que ocorre por volta dos 4 anos. O desenho é importante porque ele tem ligação direta com a escrita, principalmente nas primeiras fases”, garante. Para isso, a pesquisadora trouxe para a platéia as teorias de Piaget e Emilia Ferreiro sobre as fases da alfabetização. Educação infantil- o desenho e a escrita Há uma relação muita próxima entre o desenho e o desenvolvimento da escrita. A escrita exerce uma verdadeira fascinação sobre a criança, e isso bem antes de ela própria poder traçar verdadeiros signos. As Artes Visuais expressam por meio de materiais o pensamento do ser humano, assim como suas emoções, seus anseios, sua história, a cultura da qual faz parte e desenvolve a identidade de um povo ou até mesmo de uma classe social.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino das artes na educação infantil possui o intuito de trazer a expressividade de diferentes linguagens artísticas, promovendo nas crianças um olhar perceptivo, a sensibilidade e a expressividade de diferentes formas. Percebeu como o desenho na educação infantil é um grande aliado no desenvolvimento do seu filho? Basta disponibilizar Desenhos Disney os materiais corretos e incentivar os pequenos a colorirem e desenvolverem seus próprios “rabiscos”.

Qual a importância do desenho livre na educação infantil?

Desenhar para as crianças é sempre uma forma de registrar, de contar, de explicar, enfim, de comunicar graficamente coisas que poderiam ser comunicadas com palavras, com letras, com gestos ou com sons. Também podemos destacar a obra de Beilfuss (2015) intitulado “O desenho na educação infantil” que traz um apanhado de leis sobre a educação infantil buscando relacionar o direito da criança ao conhecimento e práticas das artes desde bem pequenas e as políticas públicas educacionais que visam a utilização do desenho e da arte como ferramenta pedagógica no processo de ensino aprendizagem. Eles participam ativamente do desenvolvimento infantil ensinando, estimulando e, até mesmo, mantendo as crianças atualizadas sobre o que acontece no mundo, de forma mais didática e com uma linguagem apropriada para o entendimento dos pequenos. Além disso, alguns estudos de profissionais da área de saúde mental, comprovam que o desenho animado pode ser benéfico para todas as idades e ajuda a combater doenças relacionadas ao estresse, como depressão e doenças cardíacas.

Benefício do desenho no social da criança

Durante a pesquisa bibliográfica foi possível entender que os conteúdos e métodos de ensino devem estar vinculados a um projeto educativo na área, associado a experiência individual de cada aluno e com a sua própria realidade sociocultural. O maior compromisso do educador é adequar o seu trabalho para permitir o desenvolvimento das expressões e percepções infantis. Com o aprimoramento dessas potencialidades estaremos ajudando na melhoria de sua expressão e participação cultural. A finalidade principal do Desenho Técnico é a representação precisa, no plano, das formas do mundo material e, portanto, tridimensional, de modo a possibilitar a reconstituição espacial das mesmas. Buoro (1996, p. 32) enfatiza que é “fundamental que o ensino de Arte contemple aspectos relacionados com o fazer artístico dos alunos, suas técnicas e procedimentos, a apreciação e a contextualização histórica que situa a obra em seu tempo e espaço e costura com o cotidiano”. O Desenho da Figura Humana (DFH) é uma das técnicas de avaliação psicológica mais conhecidas e utilizadas no Brasil, podendo informar sobre características da imagem corporal do indivíduo, tema relevante na atualidade, quando a representação do corpo tem assumido grande destaque social.