Como É A Produção De Um Filme?
Um roteiro nada mais é do que a forma escrita de qualquer espetáculo audiovisual, um documento narrativo utilizado como diretriz para a gravação de filmes, programas televisivos ou jogos eletrônicos. Ele é uma peça fundamental para guiar todos os processos de uma produção audiovisual. Para os diretores que possuem boas noções de edição, fica mais fácil prever que imagem vai montar de maneira adequada e qual é a cobertura necessária para ter boas opções na pós. Outra habilidade de quem conhece a fundo o processo da montagem é o desapego para descartar planos desnecessários e exercitar a concisão, literalmente cortando do filme aquilo que não funciona tão bem assim.
Mesmo em ideias originais, é importante entender que nem sempre o roteirista é a pessoa que concebeu a história. A ideia ou o argumento podem vir do diretor, do produtor, de outras figuras, ou do próprio roteirista. Mas o que distingue a pessoa com a função do roteiro é a escrita desse documento que dá cara ao projeto e permite que o filme saia da linha de largada.
Se você é um bom desenhista, pode arriscar até a fazer seu próprio storyboard. Nesse sentido, conhecimentos das técnicas de narrativa de histórias em quadrinhos ajudam bastante a “pensar em imagens”, já que as duas coisas se assemelham um pouco. Alguns diretores fazem seu storyboard com fotos ou imagens de referências, até mesmo trechos de filmes. O importante é conseguir transmitir ao resto da equipe o que se imagina para cada cena – tendo ciência, naturalmente, de que a decupagem pode mudar no decorrer da produção.
Cada um é responsável pelo filme tanto quanto o outro, e é justamente por isso que é bom lembrar a razão pela qual escolhemos fazer cinema. É desta razão que devemos estar cientes e nos auto-referir a cada produção, para que, nas mais complicadas, não percamos de vista nosso objetivo principal e nem a qualidade de nosso o mentalista trabalho. Quando essa razão é esquecida, corre-se o sério risco de ter a qualidade do trabalho igualmente esquecida na primeira frustração profissional. Outra responsabilidade da produção é buscar patrocinadores para o longa-metragem, o produtor deve conhecer muito bem o roteiro para contabilizar o orçamento.
Como Fazer Um Roteiro De Cinema
Um argumento é mais detalhado do que uma sinopse e também mais dramático, já que deve inspirar no leitor os sentimentos, emoções e reviravoltas do roteiro. Além disso, é o momento de apresentar todos os personagens importantes para o enredo. Mesmo que algumas dessas informações não apareçam diretamente no roteiro, elas são importantes para dar consistência ao personagem.
História Do Cinema
As equipes de computação gráfica podem chegar ao ponto de serem responsáveis por criar coreografias de cenas de ação, indo além de apenas reproduzir um desejo do diretor. No caso de comerciais publicitários, uma técnica bastante comum e que precisa da atenção da direção de fotografia é o uso de slow motion. Ainda que essa possa parecer uma preocupação da montagem, a fotografia precisa pensar no tipo de câmera e na capacidade de gravação apropriadas para que o efeito desejado do slow motion seja alcançado. O trabalho sobre a mise-en-scène é papel do diretor, mas é impossível não destacar a fotografia aqui. O diretor de fotografia é o especialista no trabalho de luz e câmera. Sua expertise é tão importante que é comum diretor e diretor de fotografia trocarem ideias ainda no processo de decupagem e storyboards. Agora, nossa conversa sobre Linguagem Audiovisual entra no mundo do Cinema.
Aperfeiçoou os truques próprios do teatro e do ilusionismo para o cinema e assim alcançou grande sucesso. Alice Guy trabalhava como secretária na fábrica e produtora de cinema Gaumont, quando os irmãos Lumière foram fazer uma demonstração do seu recente invento.
Estrutura De Um Roteiro
O longa-metragem tem o charme, mas não é o único exemplo de narrativa audiovisual. Comerciais publicitários e videoclipes também são assistidos por milhões e registram a identidade de marcas e artistas. Gangnam Style, um videoclipe, se tornou o primeiro vídeo a atingir a marca de 1 bilhão de visualizações no YouTube há alguns anos. Eles despertam o glamour do Oscar e podem arrecadar bilhões de dólares em bilheteria pelo mundo. No Brasil, o cinema leva milhões de espectadores às salas e ganha prêmios importantes, como os do Festival de Cannes.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.