Brasil tem mais pessoas no comércio e menos em serviços domésticos
Com cerca de mil unidades e mais de 1 milhão de clientes, a empresa combina inovação tecnológica, sustentabilidade e rentabilidade para consolidar sua posição de liderança no mercado. Impacto econômico e expansão territorialA estratégia de expansão da rede visa ampliar a presença em todo o país, priorizando regiões estratégicas para atrair investidores interessados em múltiplas unidades. A marca também oferece suporte aos franqueados em todas as etapas, desde a escolha do ponto comercial até a gestão do negócio. “Queremos consolidar nossa liderança no setor e fomentar o empreendedorismo, contribuindo para a economia nacional”, destaca Oliveira. Com a integração da tecnologia, práticas sustentáveis e uma abordagem centrada no cliente, as empresas se encontram mais preparadas para enfrentar os desafios e aumentar seus lucros no ambiente competitivo e dinâmico em que se encontram.
Este é um segmento, com distintos nichos de mercado, no qual é possível encontrar bons motivos para alocar seu investimento. No estudo, foram utilizados diferentes tipos de tecidos e cores, como brim e sarja na coloração azul e vermelha (imagem abaixo). “Os produtos com a adição do Chemycare Color protegeram em até 75% as cores dos tecidos, e com Chemycare Color Proclean, em até 45%, mantendo-as vivas e brilhantes”, afirma Rosilene.
Folhas de Sabão: O Futuro Sustentável da Lavagem d…
Já os clientes empresariais para lavanderias são hotéis, restaurantes, motéis, hospitais, clínicas e organizações com grande número de funcionários uniformizados. Ou seja, aquelas que terceirizam a lavagem de roupas de cama, mesa e banho, uniformes, EPI’s (equipamentos de proteção individual) e outros tipos de materiais passíveis de lavagens. O crescimento tem sido estimulado pela rápida urbanização, aumento do setor de serviços de saúde e de hotelaria e elevação do número de residências unipessoais. “Para os consumidores residenciais, os serviços de lavanderia estão se mostrando confiáveis e convenientes a um preço razoável”, diz o relatório. Além disso, há a atuação comoparte do processo produtivo de empresas têxteis e de vestuário na etapa delavação de seus produtos, em especial de peças em jeans.
Quantas empresas no Brasil existem no CNAE S-9601-7/03?
Mesmo que alguns itens aprovados ainda dependam de regulamentação, a nova leia já imprime mudanças nas rotinas das famílias brasileiras. Com isso, surge então, a possibilidade de um grande incremento no movimento das lavanderias. Outra vantagem valiosa é a rede de contatos proporcionada pela associação, que facilita parcerias comerciais valiosas, que resultam em expansão e inovação nos negócios. Aqueles que se adaptam rapidamente às novas tendências e inovações ocupam uma posição privilegiada no mercado. Composta por uma mistura sinérgica de óleo de café e filtros solares, de acordo com Rosilene, a linha Chemycare possui tecnologia de encapsulação que libera gradualmente os ativos nos tecidos, protegendo ainda mais a cor das fibras.
Esses elementos são a base de suas operações, apresentando uma combinação harmoniosa de tecnologia e gestão ambiental. A sustentabilidade não é só sobre salvar o planeta – também faz bem para os negócios. Lavanderias que adotam práticas circulares podem ver uma redução significativa em seus custos operacionais. O reaproveitamento de água, a economia de energia e a utilização de produtos duráveis e recicláveis resultam em menos gastos e mais eficiência. Além disso, empresas comprometidas com o meio ambiente têm uma imagem mais positiva no mercado. As lavanderias estão adotando soluções inovadoras para otimizar o uso de água e energia.
Temos bastante preocupação com o aspecto ambiental e o setor está muito motivado para o tema. O sindicato tem recomendado a seus associados o uso de insumos não poluentes e que não agridam o meio ambiente. Embora os custos de controle ambiental sejam muito altos, o setor vem gradativamente se adequando e hoje possui um bom nível tecnológico de controle de atividades, de forma a manter- se ambientalmente correto, atendendo a legislação específica. Temos sempre lembrado ao setor que a Lei Ambiental nº 9605, de 1998, está em vigor e é severa, com multas expressivas.
Para o conceito de ramo de atividade ficar ainda mais claro, veja alguns exemplos de segmentos que podem ser exercidos dentro de cada um deles. Trata-se de profissionais ou empresas que ofertam o seu trabalho ao consumidor, auxiliando-o em diversas questões e necessidades. A Abralav, como principal organização do setor, desempenha o papel de unir os profissionais de lavanderia.
Um dos principais fatores determinantes do crescimento do mercado global de serviços de varejo é a crescente urbanização e estilos de vida ocupados nas áreas urbanas. A tendência da urbanização resultou em espaços menores e, em alguns casos, falta de lavanderia, impulsionando a demanda por serviços de lavanderia externos em áreas urbanas. À medida que os indivíduos levam uma vida cada vez mais agitada, há uma demanda crescente por serviços de economia de tempo, levando muitos a optar por soluções de lavanderia terceirizadas.
Ana Cristina, CEO da AC Consultoria, possui uma longa experiência em capacitação de equipes e é reconhecida no ramo por sua jornada de sucesso. A profissional foi responsável por auxiliar centenas de empresários a tirar seus projetos do papel, e mesmo com uma grande demanda, empreender no Brasil nunca é uma tarefa fácil, e a pandemia tornou esse desafio ainda mais ameaçador. Marcelo abriu a live fazendo a diferenciação entre as lavanderias domésticas, que são as lavanderias comerciais, que atendem diretamente os clientes, e lavanderias industriais, que lavam para outros consumidores industriais, como hospitais, restaurantes, hotéis e pet shops. A lavanderia que existe nas residências é chamada de lavanderia domiciliar, explicou. Os serviços normalmente oferecidos pelas lavanderias focadas no mercado doméstico no país são limpeza a seco, limpeza a água, passagem, tingimento, limpeza de artigos têxteis e do vestuário, inclusive tapetes, cortinas e com menor ocorrência couro e peles e reforma e reparo de roupas. Gabriela Crisol, pesquisadora especialista de P&D em home care da Stepan, avalia que a pandemia, além do crescimento de serviços profissionais de lavanderia, também impulsionou as vendas de produtos de cuidados com as roupas para garantir saúde e segurança.
Empreender do zero: como transformar ideias em negócios bem-sucedidos
O especialista explica que os branqueadores ópticos são compostos químicos que, quando usados em têxteis, absorvem os raios ultravioletas e refletem os raios azuis-violetas, resultando em um fenômeno conhecido como fluorescência, tornando o branco mais branco. A quantiQ Caldic, provedora de soluções e distribuidora de matérias-primas, oferece com exclusividade a linha de alvejantes ópticos da CCI Química, empresa especializada em alvejantes ópticos, com destaque para o BRY 10 D’OR para lavar cortinas produtos líquidos e o Branqueador SB para sólidos. No Brasil, entre os produtos oferecidos, o Comfort Concentrado 5L rende até 2.000 kg de roupas macias e perfumadas.
Uma das muitas consequências trazidas pela pandemia foi a mudança dos hábitos de consumo de produtos e serviços, as pessoas passaram a aderir a modalidade de compras online e segundo pesquisa realizada pela Mastercard o setor de e-commerces cresceu 75%. Pensando nisso, uma especialista no segmento de consultoria para lavanderias decidiu colocar em prática tudo que vem ensinando para diversos empresários por todo Brasil ao longo de seus 22 anos de experiência. O relatório de pesquisa investiga a segmentação de mercado, utilizando métodos de pesquisa qualitativa e quantitativa para fornecer uma análise completa.
Ela abordou as normas da ABNT e explicou o significado dos símbolos que constam das etiquetas das roupas e produtos têxteis. Segundo ela, as etiquetas trazem informações sobre tipos de alvejantes, tipo de lavagem a seco e temperatura ideal para passar a ferro, por exemplo. A seguir ela falou sobre os tipos de máquinas de lavagem, mesas de passar, que podem ter sistema de suflagem ou de aspiração, facilitando o ato de passar roupa, e podem ser aquecidas. Também explicou como funcionam as mesas para retirada de manchas e lembrou que as lavanderias não são obrigadas a eliminar as manchas, o que precisa ser esclarecido para o consumidor.