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A importância dos pneus para a segurança do veículo

São pneus desenvolvidos especialmente para pistas e condições de uso específicas, de acordo com o clima, velocidade, tipo de asfalto, frenagem, aceleração (frontal e lateral) e outras coisas mais. De acordo com Rodrigo Alonso, gerente sênior de vendas e marketing da Dunlop no Brasil, a calibragem, o alinhamento e o balanceamento são rotinas básicas e muito eficientes para a segurança do veículo. Quem roda muito sabe tudo isso na prática, como Raquel Sanches Granja, motorista de transporte escolar há 23 anos.

Verificar o desgaste dos pneus regularmente é essencial para garantir um desempenho ideal. O Indicador de Desgaste da Banda de Rodagem (TWI) é uma ferramenta útil para determinar se os pneus atingiram o limite legal de desgaste. Se a banda de rodagem estiver nivelada com os indicadores de desgaste, é hora de substituir os pneus. Nos últimos anos, houve avanços significativos nas tecnologias de pneus, visando melhorar ainda mais o desempenho, segurança e durabilidade. Além disso, materiais avançados, como sílica e compostos de borracha de alta tecnologia, estão sendo utilizados para melhorar a aderência, resistência ao desgaste e eficiência de combustível dos pneus.

Qual a importância dos pneus?

Para isso, é preciso considerar as dimensões dos pneus, o tipo de estrada e rota realizada, o tipo de veículo e até as características e peso de carga transportada. É preciso ter uma rotina de inspeções do pneu e manutenções periódicas, para possibilitar um maior controle de suas condições e realizar ajustes para manter as condições ideais por mais tempo. Além de conhecer as opções disponíveis no mercado, é preciso também saber identificar quais marcas e modelos possuem o melhor desempenho na frota para que tenha uma gestão mais eficiente. Material interativo para aprimorar o processo de gestão de pneus em sua operação.

Eles são, por exemplo, fundamentais para manter a trajetória do veículo, especialmente nas frenagens e, quando estão muito desgastados, levam à perda de estabilidade. Essa tecnologia para a alta velocidade acaba, claro, chegando aos nossos carros, permitindo que, com juízo, mantenhamos mais de 100 km/h de média horária em longas viagens. Levou um tempinho, porém, para que esses pneumáticos chegassem às rodas dos automóveis.

Caso você seja um usuário comum, que utiliza o automóvel no dia a dia para circular na cidade entre a casa e o trabalho, o ideal é realizar esse procedimento uma vez na semana. Normalmente, o alinhamento e o balanceamento são feitos a cada 10 mil quilômetros rodados ou quando você troca os pneus ou algum componente da suspensão do carro. Vistorie seu carro periodicamente e busque observar se há desgaste excessivo e/ou bolhas nos pneus. O tread wear indicator (TWI), uma pequena elevação de borracha no sulco do pneu é um bom indicador. Quando a superfície da banda de rodagem chega ao mesmo nível do TWI, é preciso trocar o pneu.

A ponto de, nas corridas de F1, haver atualmente uma série de compostos diferentes. Veículos que fazem paradas frequentes para embarque e desembarque estão mais sujeitos a choques contra o meio-fio, que, assim como os buracos, danificam os pneus. Para esses, a calibragem semanal é essencial, preferencialmente com os pneus frios – inclusive o do estepe. Na maioria dos casos, a verificação de pressão é realizada semanalmente, enquanto a inspeção de profundidade acontece uma vez ao mês.

É importante lembrar que a calibragem deve ser realizada enquanto os pneus estão frios. Realizar esse procedimento enquanto eles estiverem quentes pode ocasionar uma explosão. Sabendo disso, evite realizar o procedimento em locais longe de casa, sendo ideal andar no máximo 2 km antes da calibragem. Um pneu que não está cheio o suficiente fica com uma área de contato muito grande entre a banda de rodagem e a pista. Isso faz com que haja um desgaste maior nas extremidades dessas bandas de rodagem.

Esse processo é fundamental para aumentar a durabilidade dos ativos e evitar que ocorram problemas no desempenho das funções do pneu. Para a profundidade dos sulcos, é preciso fazer uma análise mais profunda e entender o quanto o pneu está se desgastando ao longo do tempo e a qual velocidade isso acontece. Também é possível entender o tipo de desgaste e a causa para este estar ocorrendo nos pneus da frota. Os sulcos dos pneus unidirecionais, por exemplo, terão um desempenho melhor que outros modelos em estradas molhadas, pois garantem uma passagem mais fluida da água. A construção dos ativos pode se diferenciar pelo desenho dos sulcos, que são os responsáveis por aumentar ou diminuir essas características em um modelo de pneu.

Garante boa dirigibilidade e estabilidade do veículo

A pressão dos pneus deve ser verificada regularmente e ajustada conforme as especificações do fabricante do veículo. Invista também no rodízio de pneus, o que permite que o desgaste ocorra de maneira estável, equilibrando o desempenho em termos de dirigibilidade e frenagem. Essa troca é necessária porque os pneus dianteiros e traseiros estão submetidos a pesos e cargas diferentes. O ideal é que esse procedimento seja realizado periodicamente, de acordo com o manual do veículo.

Outra boa maneira de verificar se o seu veículo precisa ser alinhado ou balanceado é comparando os desgastes dos pneus. Observe se não há diferenças de região onde as bandas de rodagem estão mais desgastadas. Em empresas que possuem muitos veículos, o ideal é que haja um sistema para controle Pneu de todas as marcas de revisões. Pneus em condições ruins afetam consideravelmente a estabilidade do seu carro, podendo levar à perda de controle e acidentes.

Os 10 mandamentos da gestão de pneus da frota

Os pneus são um componente essencial em qualquer frota de veículos, sendo o único ponto de contato com o solo durante a rodagem, fazendo com que a sua importância ultrapasse a simples movimentação dos veículos. A banda de rodagem está diretamente ligada aos pedais de aceleração e freios, e é a única área do pneu que está em contato direto com o asfalto. Este componente é o principal dispositivo de segurança do veículo em movimento. Andar com a pressão baixa diminui a quilometragem dos pneus, o que pode causar perda média de 50% na sua vida útil.

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“É uma tarefa de imensa responsabilidade e, por isso, a manutenção tem de ser a nossa melhor amiga para garantir a segurança das crianças e o meu instrumento de trabalho sempre nas melhores condições”, enfatiza. O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados. Investir na gestão dos pneus é investir no sucesso e na qualidade das operações da frota. Conheça uma solução exclusiva para essa etapa da sua operação e entenda todos os benefícios em uma demonstração gratuita. A melhor maneira de assegurar os bons resultados da sua frota através das funções do pneu é realizando uma gestão adequada desses ativos.

• Formado por fios de aço banhados por cobre e revestidos individualmente por borracha, para evitar a oxidação e facilitar a adesão.