SItes com SEO

Staff View: Práticas de sustentabilidade na construção civil: um estudo em empresas construtoras de edificações

Staff View: Práticas de sustentabilidade na construção civil: um estudo em empresas construtoras de edificações

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Com arquitetura inteligente, ela utiliza menos energia e promove soluções eficazes para acústica e ruídos. A escola ganhou o certificado de Alta Qualidade Ambiental da Fundação Carlos Alberto Vanzoline. Indicadores práticos voltados para a aplicação correta das melhores práticas. As certificações servem para garantir que essas normas sejam mesmo cumpridas, e tantos exemplos mostram que é mais do que possível alinhar o máximo de beleza e eficiência sem prejudicar o meio ambiente.

Existem técnicas construtivas que garantem conforto térmico e acústico, além de produzirem conforto visual muito grande. Da mesma maneira que a água da chuva, as águas cinzas, recolhidas do chuveiro, da máquina de lavar roupas e das torneiras de lavatórios, também podem ser tratadas, armazenadas e reutilizadas para limpeza de calçadas, carros e irrigação. Ao analisar a palavra “sustentabilidade”, sempre a vinculamos ao meio ambiente. No entanto, o termo estabelece as ações e as práticas que visam suprir as carências atuais da sociedade sem afetar as gerações futuras.

Chá de alecrim: para que serve e benefícios

A madeira plástica é feita a partir de materiais reciclados, podendo ser usada como piso ou revestimento. Sua aparência é bem semelhante com a natural e tem a vantagem de ser imune a pragas e ter menor necessidade de manutenção. As telhas ecológicas são compostas por fibras vegetais ou papel reciclado que diminuem o gasto da obra. A sua composição inclui também resíduos de embalagens Tetra-Pak e garrafas Pet, o que promove a impermeabilidade e gera conforto térmico.

Arquitetura

Engana-se quem pensa que a sustentabilidade deve ser aplicada apenas em grandes empreendimentos. Há muitas alternativas de construções sustentáveis de baixo custo que merecem ser exploradas. Para isso é possível captar a água da chuva ou utilizar sistemas para reutilizar água de torneiras e chuveiros durante a execução. O reuso de alguns recursos, como o concreto reciclado, que diminui a utilização de areia e a geração de resíduos, proporcionam mais economia à obra. Além destes benefícios, a indústria de construção sustentável está em grande expansão, sendo responsável pela movimentação de trilhões de dólares todos os anos.

O que é construção civil sustentável?

Sustentabilidade na Construção Civil: o que é preciso saber

Assim você estará mantendo a sustentabilidade do projeto, por tempo indeterminado, além de impactar menos o meio ambiente. Esses dejetos precisam ser transportados para locais de triagem ou devem seguir para aterros adequados ao fim da obra. Já no caso de construções maiores, é preciso fazer um investimento em programas de gestão ambiental, a fim de garantir a correta separação de resíduos durante toda a obra. Leia este texto e confira o que é construção sustentável e como fazer para aplicar a sustentabilidade em seus projetos.

O uso da madeira certificada pode ser usada com maior abundância na construção civil – mas é preciso ter cuidado para não aplicá-la em locais de alta manutenção, como decks molhados. Criar construções sustentáveis é um passo grande para uma modernização no processo de arquitetura, e uma verdadeira tendência que vem se tornando real a cada dia. Por trazer um clima agradável e um visual aconchegante, o uso do bambu gestor de obras é bastante atrelado àconstruções sustentáveis. E motivados pela necessidade de preservação do meio ambiente, a CASACOR também assumiu essa responsabilidade e vem se aprimorando cada vez mais para cumprir seu papel sustentável como uma produtora de ações. E também como uma verdadeira difusora de conceitos e conhecimento sobre o que há de novo para o setor para a comunidade de profissionais ligados a exposição.

As construções sustentáveis vêm ganhando cada vez mais espaço principalmente nas grandes metrópoles, com o aumento da preocupação em preservar o meio ambiente. A construção sustentável é o futuro, contudo, ainda tem um grande caminho a percorrer até se tornar a escolha principal. Comprar um apartamento que preencha os requisitos de uma construção sustentável continua a ser mais dispendioso que uma opção tradicional. Uma vez que esta fonte de energia não se vai esgotar em breve, o investimento em painéis solares para a produção de eletricidade, para a climatização das habitações e para o aquecimento das águas é uma boa opção. 5)Para a construção de pavimentação, investir no uso de materiais reciclados é essencial. O passo seguinte tem a ver com a ampliação do conceito de sustentabilidade para os setores econômico e social.

Administrada em mais de 120 países pela International Finance Corporation , visa otimizar a eficiência em recursos do projeto com base nas metas de sustentabilidade estabelecidas na Cúpula de Paris. O presente sustentável consiste em edifícios projetados e posicionados para aproveitar ao máximo a luz solar. A cobertura vegetal protege contra fissuras causadas pelas variações climáticas e promove a filtração da água de chuva que pode ser reutilizada posteriormente.

Porém, desde que o termo começou a ser usado para designar ações em prol do meio ambiente, poucas vezes ele foi verdadeiramente aplicado nas empresas. O fato é que passaram-se 35 anos e as marcas precisam estar mais conectadas e atentas a esse tema. O Brasil caminha a passos largos no que diz respeito a construções sustentáveis.