Quais as características de um pneu?
É um desafio que também exige participação de um fabricante de pneus. E quando temos um esportivo de alto desempenho, como um Porsche? A Continental conta com nada menos que 30 modelos oferecidos no mercado brasileiro, e cada um com diferentes medidas. São Pallet de Contenção pneus para variados tipos de carros, afinal o pneu ideal para um hatch compacto não é o mesmo para um sedã médio ou um cupê esportivo. Isso porque o eixo traseiro pode perder o controle com maior facilidade caso aconteça algum problema, já que não esterça.
Ele conta com sulcos menores para que se tenha maior contato da banda de rodagem com o piso. Isso oferece mais aderência ao automóvel, assim como um rodar mais silencioso. Em carros com tração traseira, o ideal é fazer o rodízio em X. Ou seja, a roda dianteira direita, vai para a esquerda traseira e por aí vai. Já em automóveis com tração dianteira (que são a esmagadora maioria), basta trocar com os de trás do mesmo lado. Assim, os pneus “dividem” o desgaste da banda de rodagem de forma mais homogênea, prolongando a vida útil.
Dicas importantes sobre Pneus de carro!
Mesmo em termos de consumo de combustível, esses 6% podem não representar tanto a curto prazo, mas a longo prazo isso fará uma diferença fundamental”, afirma Roberto. Eles devem ser de alta qualidade e ter um ótimo desempenho que evite o desgaste em pouco tempo ao rolar em terrenos íngremes. Além disso, deve garantir uma boa aderência, para evitar que a moto derrape ou deslize, reduzindo o risco de quedas. O treadwear indica, entre dois pneus, qual tem maior durabilidade.
Os materiais existentes na composição e fabricação de pneus para bicicletas influenciam na resistência, no peso e preços. Segundo Ulrich Mertin, especialista da Continental, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, diversas características são demandas pelas montadoras ao desenvolver um pneu OE. O pneu remoldado é aquele que passou por um processo de remanufatura. Ou seja, uma unidade antiga que teve teve banda, ombros e laterais removidas, mas manteve a carcaça original. O pneu utiliza um composto que mistura borracha natural com um produto sintético a partir do petróleo.
Muito mais que borracha
Nele há gráficos que informam como o composto interfere no consumo de combustível, assim como nível de ruído e até mesmo o grau de aderência durante condução na chuva. Treadwear é um valor que corresponde a durabilidade do pneu. Todo pneu conta com uma numeração que varia de 70 a 700.
Afinal, são mais de 200 modelos que utilizam o pneu Continental como item original. Já a altura do pneu é o número que vem logo após a largura (75). Para encontrar a distância entre a banda de rodagem e o aro, você precisa multiplicar a altura (75) pela largura (255). Todo pneu tem diversas informações inscritas na sua lateral. São diferentes combinações de números de letras que indicam medidas, data de fabricação e velocidade máxima suportada.
Um dos pontos que precisam ser considerados é o tipo de piso que o veículo irá rodar. Se o objetivo é trafegar em estradas de terra, deve-se priorizar um pneu com boa tração para reduzir os riscos de atolamento e derrapagem. Se o objetivo for o uso em grandes cidades, a escolha deve ser pelo pneu de maior durabilidade. Além da sua vasta linha de produtos, o grupo ainda conta com outra marca, a Barum. Ela oferece pneus para carros de passeio, SUVs e picapes. São pneus para picapes, para SUVs, para modelos elétricos, para vans e comerciais leves.
O pneu frisado é aquele que já teve toda sua banda de rodagem consumida naturalmente, mas mesmo sim são feitos novos sulcos, muitas vezes na carcaça. Esse pneu já perdeu suas características estruturais e pode se deformar durante a rodagem comprometendo o controle direcional. O pneu recauchutado é aquele que teve sua banda de rodagem e ombros substituídos por uma nova manta de borracha aplicada sobre a carcaça. Esse processo é comum para dar sobrevida a pneus de caminhão.
O pneu pode acabar antes de chegar ao TWI. Não sabia?
Apesar dessa regulamentação, lembre-se de analisar todos os itens antes de finalizar sua compra, uma vez que as necessidades variam de carro para carro. Isso traz uma boa aderência para qualquer condição da pista, seja seca ou molhada. Ademais, a drenagem da água é garantida com os sulcos largos e profundos.
Perde a flexibilidade, a elasticidade, seja ou não utilizado. Entre os recuros para evitar furos no pneu de MTB, destaque para calibragem correta, fita antifuro, uso de pneus tubeless e protetor de aro. Saiba mais detalhes de cada um nesta matéria (clique aqui). Os cravos são responsáveis pela aderência (também chamada de grip) em uma trilha.
Se fosse uma bota de aventura, esse pneu te leva de volta para casa com os pés secos. Trata-se de um gel selante que é aplicado no interior do pneu. Em caso de furo, a pressão do ar faz com o produto vede a fissura e mantenha o pneu vedado.