Ilha De Guriri: Um Refúgio Encantador No Espírito Santo
A Ilha de Guriri, localizada no estado do Espírito Santo, é um destino encantador conhecido por suas praias deslumbrantes e ambiente tranquilo. Com uma rica vegetação e uma excelente infraestrutura para o turismo, Guriri é o lugar ideal para quem busca relaxamento e contato com a natureza. A ilha oferece diversas opções de lazer, como caminhadas por trilhas, banhos de mar em praias paradisíacas e uma vida noturna vibrante. Para aqueles interessados em investir e fazer parte desse paraíso, há várias oportunidades disponíveis, incluindo Lotes à venda em Guriri, que oferecem a chance de construir a casa dos sonhos em um local tão especial.
Ruínas de um templo construído por índio e escravos. Para sua construção foram utilizadas pedras que vinham como lastros nas embarcações e como aderente dos blocos, uma liga obtida com óleo de baleia e cal. Diz a lenda que em suas paredes foram escondidos tesouros. Está localizada na Praça Anchieta, Centro.IGREJA DE SÃO BENEDITO – Construída a mais de um século. Palco de eventos folclóricos e religiosos realizados por negros devotos em louvor ao “Santo Protetor”, no mês de dezembro.
Praias em Guriri
Famosa pelas praias de águas mornas, na ilha de Guriri também encontramos muitas opções de turismo e algumas curiosidades. Com 102 km², é considerada a maior ilha do Espírito Santo e fica em São Mateus, no Norte capixaba. É cercada pelo Oceano Atlântico e pelos rios Mariricu e São Mateus. Seguindo pelo lado direito da praia do centro, você encontrará o Bosque da Praia, ou Bazoni. A praia tem esse nome por causa do sobrenome de um proprietário da região e por possuir vários pinheiros que formam sombras. Embora seja menos movimentada, há uma infraestrutura com bares onde é possível fazer churrasco.
VERÃO
Pelo caminho, é possível observar animais silvestres. A praia é indicada para pesca, prática de kitesurfe e passeios com a família. Tem serviço de bar e restaurante aos finais de semana.
Praia do Bosque
O estado também possui festas famosas, como o Vital (carnaval fora de época, em novembro), a Festa da Polenta em Venda Nova do Imigrante e o Festival de Arte e Música de Alegre. O Espírito Santo tem como limites o oceano Atlântico a leste, a Bahia a norte, Minas Gerais a oeste e noroeste e o estado do Rio de Janeiro a sul. Toda pessoa nascida no estado é conhecida como Capixaba ou Espiritossantense.
A cultura capixaba é um misto de influências europeias e indígenas. As principais festas remontam à tradição alemã e portuguesa. Nesse período foram criados engenhos de açúcar que possibilitaram a instalação dos primeiros povoados. A região cresceu, mas a economia, baseada na agricultura e comércio, enfraqueceu e a Coroa retomou a administração.
Porém, o ideal é que antes de ir, você ligue para o local e saiba os horários de visitação. O Beach Park de Guriri possui piscinas temáticas de vários tamanhos, atendendo tanto adultos quanto crianças. Além das piscinas, o local dispõe de toboáguas, parquinhos, kamikaze, entre outras atrações incríveis. Caso não seja sócio, o visitante terá a opção de pagar uma entrada avulsa e curtir o parque. Por fim, a atração fica bem perto do Projeto Tamar, então você poderá se planejar para conhecer os dois no mesmo dia. Guriri é conhecido nacionalmente pelos eventos promovidos no balneários e que atraem turistas, principalmente, de Minas Gerais.
Pela primeira vez que pesquisei sobre a Ilha de Guriri, imaginava um destino rústico, simples, praticamente sem infraestrutura. Quando chegamos no centro, cheio de lojas e restaurantes, percebi como havia me enganado. Ao mesmo tempo veio a ideia (que ultimamente anda recorrente) de que há ainda tanto para descobrir no Brasil. É aqui que as praias ganham águas mais mornas, típicas do Nordeste do Brasil, justamente pela proximidade com o Estado da Bahia. Está a 13 km do centro de São Mateus com acesso em estrada pavimentada.
O nome “Guriri” tem origem na presença abundante de pequenos coqueiros que pontilham a paisagem da ilha. Esses coqueiros, junto com suas praias de águas mornas, são parte dos tesouros escondidos que tornam a Ilha de Guriri um destino especial no litoral do Espírito Santo. A Ilha de Guriri é um paraíso com 102 quilômetros quadrados de extensão, abrigando praias deslumbrantes que se estendem por 42 km.
As que mais se destacam são as da Comunidade Espírito Santo. O acesso é por estrada de chão, com entrada no Km 80 da BR 101. Seus descendentes formam hoje 70% da população mateense.
Ir até o Espírito Santo e não provar uma moqueca é um pecado, e essa já era a minha terceira ou quarta moqueca da viagem. A região também abriga alguns museus, bares e centros culturais que, infelizmente por falta de tempo, não pudemos conferir. Mas o melhor mesmo é a gastronomia e o atendimento simpático e eficiente do staff da Aratu. Nós provamos um peixe absurdamente delicioso, o budião, preparado em duas formas, com molho de alho e molho de pitanga (imperdível). Pra quem já estava quase (eu disse quase) enjoado de comer moqueca capixaba, esse peixe preparado pelo chef Bené foi uma ótima pedida. Novamente, deu para fazer bons registros da praia em sua maré baixa.
A outra parte possui algumas corredeiras, bancos de areia e águas tranquilas para crianças brincarem. Uma das principais atrações da ilha é a praia de Guriri. Ela fica localizada no centro e costuma lotar em determinadas épocas do ano por causa das águas mornas, que são perfeitas para um mergulho e um banho relaxante. O local possui um calçadão para corridas, caminhadas e estrutura com restaurantes e quiosques. Além disso, vendedores ambulantes ficam pelas areias vendendo picolé e outros alimentos típicos de praia.
Dizem que quem se aventura mergulhar não retorna à superfície. Está situada a 06 Km da sede do Distrito de Nestor Gomes. Km 41 da Rodovia Miguel C. Carneiro (São Mateus X Nova Venécia).