Empreendedorismo: o que é, significado, importância e tipos
O artigo busca apresentar mesmo que de forma introdutória a diferença entre empreendedorismo por oportunidade e o empreendedorismo por necessidade, bem como os desafios enfrentados pelo empreendedor. Neste sentindo, além de apresentar o contexto histórico sobre o empreendedorismo e o que ser empreendedor, este trabalho busca evidenciar a influência do empreendedorismo no desenvolvimento econômico do Brasil. Uma estrutura mais profissional e completa de governança foi constituída, bem como a equipe de gestão da pesquisa propriamente dita foi reforçada tecnicamente.
Um indivíduo bem-sucedido sempre deve buscar se superar, aprender mais sobre o seu segmento e quais as melhores formas de trazer mudanças significativas para o meio. No entanto, não possuir algumas dessas características não implica no fracasso do indivíduo que se arriscar a colocar em prática uma nova ideia. Essas qualidades e habilidades auxiliarão na jornada do seu negócio, além de prepararem o indivíduo para lidar com as adversidades que acompanham esse tipo de negócio. Ainda que qualquer indivíduo seja capaz de atuar nesse segmento, existem algumas características importantes que devem compor o perfil do empreendedor.
Então, um aspirante a empreendedor pode se familiarizar com o mundo ao seu redor para que possa olhar as indústrias com uma nova perspectiva. Um fluxo de caixa mal gerenciado pode resultar em contas atrasadas e funcionários sem salários em dia, desmotivados com a empresa. Se a ideia é explorar setores que estão em alta em marketplaces, por exemplo, você já tem uma mira para onde analisar e encontrar o produto ideal. Dependendo da sua motivação para empreender, ficará mais fácil entender qual produto merece seu tempo e esforço para ser comercializado. Ser capaz de nutrir novos talentos e tirar o melhor proveito de seus colegas é uma das coisas mais gratificantes de ser um empreendedor. Você também precisará ser capaz de resolver problemas e admitir quando algo der errado.
Perfil do empreendedor para o empreendedorismo social
Desde o início do negócio é preciso organizar tarefas e processos de maneira objetiva, com prazos definidos, para conseguir mensurar e avaliar os resultados. Para chegar aonde se quer, empreendedorismo é preciso saber onde é esse lugar e como fazer para alcançá-lo. Estabelecer objetivos que sejam bastante claros para a empresa, tanto em curto como em longo prazo, é essencial.
No primeiro momento, é válido conversar com outros empreendedores mais experientes para que eles o ajudem a perceber se a sua proposta realmente tem valor de mercado. A participação em feiras e eventos é muito importante para conhecer as principais tendências da sua área. Além disso, você pode saber quais práticas estão caindo em desuso e que devem ser eliminadas do seu negócio. A realização de cursos é uma excelente oportunidade para adquirir novos conhecimentos e habilidades. Dessa forma, as situações difíceis não devem ser encaradas como problemas, mas como desafios que podem ser transformados em aprendizados e oportunidades.
Evoluir pessoal e profissionalmente
Os objetivos do empreendedorismo social também necessitam de mecanismos e ferramentas para se concretizarem e, mais importante do que ferramentas e mecanismos de gestão. O empreendedorismo tem destaque também em projetos sociais e pode se chamar empreendedorismo social. O plano de negócios é um documento que reúne as principais particularidades do negócio que pretende abrir, como parceiros estratégicos, recursos e competências importantes. Apenas compreendendo bem o perfil do seu cliente, um empreendedor é capaz de criar uma comunicação personalizada e desenvolver produtos ou serviços para atender às necessidades específicas.
Decida o modelo de negócio
Isso sem contar que a matriz curricular de muitas qualificações prevê projetos baseados em empresas reais. Neste guia sobre a abertura de empresas com pouco investimento, Chris Guillebeau mostra como 1.500 pessoas transformaram sua paixão em negócios lucrativos. Como o título sugere, Marcelo Nakagawa aborda assuntos básicos para quem está começando a empreender, incluindo estudos de casos e atividades para facilitar a compreensão. O que chama a atenção são seus projetos sociais e o modo alegre e simples com que leva sua vida. Seabra teve a ideia de criar uma marca brasileira com o mesmo modelo de negócio da americana Avon. Porque a outra opção, seguir trabalhando como empregado para uma empresa, muitas vezes é pior – por conta da baixa remuneração, estrutura ruim, falta de um plano de carreira, entre outros fatores.
Segundo Gil , este tipo de pesquisa explica o porquê a razão das coisas e pode ser a continuação e o complemento da pesquisa descritiva. Diante deste fato, todo indivíduo é fruto de um relacionamento constante entre o seu talento e a experiência adquirida do meio no qual está inserida e disposto em transformar suas ideias em realidade. O cofundador fala que muitas pessoas tendem a focar no que está faltando, no que deu errado ou no que não foi tão bom, diminuindo as conquistas ou aquilo que deu certo. Para o empreendedor não é um ditado clichê à toa, pois aquilo que comemos é o que nos fornece nutrientes para o corpo funcionar. Além de que, estar melhor nutrido aumenta nossas capacidades física e cognitiva, deixando-nos mais produtivos. Os conteúdos seriam pensados para estimular a transformação da realidade, por meio da proposta de soluções para problemas práticos.
É fundamental saber se o produto ou serviço disponível atende às demandas do mercado atual ou se está na hora de ajustá-lo. Entreviste potenciais clientes, fale sobre os futuros produtos para familiares, amigos e pessoas do seu convívio para entender como eles reagem às propostas do seu futuro negócio. Uma ideia pode parecer incrível, mas você só saberá se ela pode dar vida a um negócio testando na prática com pesquisas de mercado.