Conceito, Características da Música
Em música, a duração de um som está relacionada ao tempo, mas não como ele é medido, por exemplo, em um relógio. A relação entre o tempo de duração das notas musicais e o tempo das pausas cria o ritmo.Altura é a forma como o ouvido humano percebe a freqüência dos sons. As baixas freqüências são percebidas como sons graves e as mais altas como sons agudos, ou tons graves e tons agudos. Tom ouvir músicas internacionais é a altura de um som na escala geral dos sons.Intensidade é a percepção da amplitude da onda sonora. Também é chamada, freqüentemente, de volume ou pressão sonora.O timbre nos permite distinguir se sons de mesma freqüência foram produzidos por instrumentos diferentes. A música popular brasileira (MPB) é um gênero musical que surgiu no Brasil na década de 1960, durante a Ditadura Militar.
O rock foi um dos mais bem sucedidos gêneros da música popular, seguido da música romântica. Música erudita ou clássica é uma música bem elaborada, que foge das tradições populares. Teve sua origem na necessidade de aumento do poder expressivo das melodias nos ofícios religiosos. A música é uma manifestação artística e cultural de um povo, em determinada época ou região. Foi no Classicismo, também, que se desenvolveu o piano, que adquiriu extrema importância e passou a ser o principal instrumento de teclas desde então.
Uma característica significativa da música nesse período foi a polifonia, que compreende a combinação simultânea de quatro ou mais sons. Já na época renascentista – que compreende o século XIV até o século XVI – a cultura sofreu transformações e os interesses estavam voltados para a razão, a ciência e o conhecimento do próprio ser humano. Ainda na pré-história, há mais de 50 mil anos, os seres humanos começaram a desenvolver ações sonoras baseadas na observação dos fenômenos da natureza. Infelizmente nunca vi esta obra pessoalmente, mas fiquei bastante marcada por ela quando, em uma viagem, me hospedei em uma casa que tinha uma reprodução da obra. Ainda no Nordeste, surgem grandes nomes, como Djavan, de Alagoas; Belchior e Fagner, do Ceará; Elba Ramalho, da Paraíba; e Alceu Valença, de Pernambuco.
Esse é um tipo de arte que trabalha com a harmonia entre os sons, o ritmo, a melodia, a voz. Todos esses elementos são importantes e podem nos transportar para outro tempo e espaço, resgatar memórias e reacender emoções. A música tradicional ou folclórica, está intimamente ligada à música popular. O fado, o tango, o samba, o frevo, o forró, a música de viola, a música sertaneja, o maracatu, o reggae, o blues, entre outras, se perpetuaram e muitas delas exercem grande influência na música moderna. Michael Jackson e Madona serviram de parâmetro para o pop americano e para um grande número de seguidores. A expressão “música clássica” passou a ser usada para representar a evolução musical no século XIX, chamado século de ouro, dos grandes compositores.
Temos por exemplo o som de instrumento musical com notas definidas, como um violão, um piano, uma flauta, etc. Com suas melodias cativantes, letras acessíveis e produção sofisticada, a música pop conquistou um amplo público e influenciou muitos outros gêneros musicais. Música é a combinação de ritmo, harmonia e melodia, de maneira agradável ao ouvido. No sentido amplo é a organização temporal de sons e silêncios (pausas). No sentido restrito, é a arte de coordenar e transmitir efeitos sonoros, harmoniosos e esteticamente válidos, podendo ser transmitida através da voz ou de instrumentos musicais. Confira este post em nosso blog sobre a história da música clássica que faz um apanhado dese a música antiga até a contemporânea.
Definindo a música contemporânea
Ela reúne diversos gêneros e regionalidades do país em suas manifestações artísticas. É um termo amplo e abrangente que se refere à música criada e produzida atualidade. Ela abrange uma variedade de gêneros e estilos musicais que refletem as tendências e influências da cultura contemporânea.
Conheça a música e seus elementos básicos
No Egito Antigo, ainda em 4.000 a.C., a música era muito presente, configurando um importante elemento religioso. Os egípcios consideravam que essa forma de arte era uma invenção do deus Thoth e que outro deus, Osíris, a utilizou como uma maneira para civilizar o mundo. A humanidade possui uma relação longa com a música, sendo essa umas das formas de manifestação cultural mais antigas. Estão amontoadas, algumas de lado, algumas com o seio aparecendo, algumas abraçam a si mesmas. Se olharmos com atenção, cada uma delas tem um universo em si, mas naquele momento estão ali para soar junto a melodia e ser estrutura.
A compositora Adriana Calcanhoto também possui um projeto de música infantil que faz uso de diversos brinquedos para produzir suas composições. É importante também destacar a presença da música atonal – ou seja, que não possui um centro tonal nem uma tonalidade preponderante. Há também a dodecafônica, que trata as doze notas da escala cromática como equivalentes. No século XIX, o movimento cultural que surgiu na Europa foi o Romantismo.
Conceito, Características da Música e Som – Melodia, Harmonia e Ritmo
Com sua diversidade de estilos, fusão de influências e experimentação, a música contemporânea reflete o espírito inovador e a evolução constante da arte musical. Seja como forma de entretenimento, expressão ou influência cultural, a música contemporânea continua a moldar o cenário musical e a nossa experiência como ouvintes. Uma característica proeminente e emocionante da música contemporânea é esta mesclagem de estilos. Nesta era, testemunhamos uma abertura cada vez maior para a experimentação e a mistura de diferentes gêneros musicais, resultando em uma rica tapeçaria sonora. Essa fusão de estilos e influências cria uma música inovadora e única, que desafia as convenções e expande os limites da criação musical. Uma das características mais marcantes da música contemporânea é a capacidade de romper com as fronteiras musicais tradicionais.