Como descobrir se seu celular tem um app espião instalado
Ele coleta uma variedade de informações, como localização, mensagem de texto, chamadas, áudio e vídeo. Para instalar o app, a pessoa interessada em espionar precisa ter acesso físico ao telefone e conseguir desbloqueá-lo em algum momento. Então, se você mesmo configurou o aparelho e ele nunca ficou por mais de alguns segundos nas mãos de terceiros, deve estar livre de espiões.
Tanto a Microsoft quanto a Apple estão cientes desse problema, por isso Windows e macOS poderão detectar e bloquear alguns aplicativos automaticamente. Caso precise de ajuda extra, alguns apps como Norton, BitDefender e Malwarebytes estão disponíveis para ambos os sistemas. A maioria dos princípios citados para Android e iOS tende a ser válida para Windows e macOS. Alguém precisa ter acesso ao computador ou enganá-lo para que você mesmo instale algo sem saber — o que não é difícil para funcionários do departamento de TI na sua empresa.
A maioria das melhores câmeras espiãs são recarregadas por meio de um cabo USB, que se conecta a um carregador ou diretamente ao computador. Onde instalar e como usar a sua câmera espiã também é um ponto muito importante. Existem locais nos quais não é eticamente correto instalar os modelos, como banheiros e vestiários. O uso delas espelho falso sem aviso prévio às pessoas pode, inclusive, acarretar em crime. Nesses casos, a forma de se livrar deles é restaurar as configurações de fábrica do aparelho. Essa violação pode acontecer com a ajuda de aplicativos espiões que permitem ter o acesso total ao dispositivo da vítima, até mesmo tirar fotos e gravar áudios e ligações.
Em “Preferências do Sistema”, acesse “Segurança e Privacidade” e então “Privacidade”. Faça a verificação em “Monitoramento de Entrada” e “Acesso completo ao disco”, pois aplicativos espiões geralmente precisam dessas autorizações. No Windows não existe essa exata função, mas você pode visualizar as permissões dos aplicativos acessando o item “Privacidade” encontrado em “Permissões de Aplicativos” no menu “Configurações”. Você também pode fazer a verificação de aplicativos e processos que iniciam automaticamente quando o computador é ligado. No Windows, essa lista é encontrada na aba Inicializar no Gerenciador de Tarefas (Ctrl+Shift+Esc). No macOS, abra o menu “Preferências do Sistema”, selecione “Grupos e Usuários” e “Itens de Login”.
Uma maneira também fácil de saber se estão espiando você por meio de câmeras escondidas é checando locais suspeitos. Outra maneira de saber se câmeras escondidas estão ligadas no ambiente é desligando as luzes e acendendo a lanterna do celular. As câmeras costumam ser pequenas e discretas, mas ainda assim deixam pistas, como fios ou luzes piscando.
Como Detectar Câmeras e Microfones Escondidos
Além de acompanhar em tempo real, você pode armazenar na internet o que for capturado. A verificação desses itens pode ser um pouco diferente em cada aplicativo ou sistema, mas fique de olho na lista de dispositivos conectados em sua conta e nas atividades do aplicativo. Essas são as melhores maneiras de identificar invasores, mas outra forma de mantê-los fora de suas contas é atualizar as senhas com frequência. A câmera Inteligente slim Full HD 1080p i2GO é um dos melhores modelos porque permite a gravação de vídeos e áudio com excelente qualidade. Quando se fala em câmeras espiãs, os melhores modelos são os que passam realmente despercebidos, e este produto cumpre bem com esse requisito.
O que é uma câmera espiã?
O importante é não ser facilmente reconhecido e estar posicionado longe do campo de visão das pessoas. Um ocorrido com um viajante hospedado em um Airbnb deixou muita gente assustada. Para quem não tem ideia do que estamos falando, um usuário do Twitter chamado Jason Scott compartilhou a história de um amigo que descobriu câmeras escondidas em um apartamento alugado. Para iOS, existe o aplicativo Hidden Camera Detector, que pode não apenas procurar lentes, mas também ajudá-lo a monitorar o wi-fi. O Fing é uma ótima opção tanto para administradores de redes quanto para usuários domésticos, pois permite realizar análises eficientes em suas redes Wi-Fi.
O que fazer se o seu celular foi cortado
Em alguns casos, a câmera espiã ajuda a encontrar uma pessoa que seja responsável por desvios de produtos ou diferenças no fluxo de caixa, por exemplo. Como você já percebeu, as câmeras espiãs servem para o monitoramento discreto de atividades em ambientes diferentes. Além da forma de outros objetos ser muito eficaz para camuflar a sua câmera espiã, existem alguns outros truques. Esconder ela atrás de outros objetos, sem tapar a lente, pode ser uma ótima pedida. Para os modelos que são objetos portáteis, coloque-os foram do campo de visão direto das pessoas para evitar possíveis descobertas. Para quem necessita de um monitoramento eficaz, mais do que gravar imagens, o modelo de câmera espiã precisa ter uma transmissão potente.