Bonner quebra protocolo após receber visita de Renata Lo Prete no Jornal Nacional
No caso da IA, ela será usada para ajudar na apresentação de dados e de outras informações que serão passadas pelos apresentadores durante o comando do telejornal. De acordo com o diretor do departamento de Pós-Produção & Design da Globo, Fernando Alonso, o novo painel tem 80% de transparência. Ainda assim, os mesmos personagens poderiam ter aparecido no telão menor do estúdio anterior, com uma versão menos exagerada da arte –que, aliás, revelou uma resolução de baixa qualidade quando as câmeras do JG deram zoom em Julia. O Fantástico, desde a década passada, já tem utilizado a RA de maneira bem mais imersiva –a revista eletrônica, claro, só é apresentada uma vez por semana, e sua equipe tem mais tempo para preparar um material diferenciado. Mas, por se tratar de uma grande estreia, o JG tinha deixado a expectativa do público lá em cima e não conseguiu entregar algo à altura.
As câmeras serão alimentadas pelos dados captados e irão captar, de forma automática, como um movimento de um apresentador, por exemplo, indica que ele deseja mostrar o mapa do tempo ou um gráfico. “Eu sempre procuro me comunicar de uma maneira conversada, buscando a linguagem falada, o mais próximo possível de uma conversa, de um bate papo. Quero muito aproveitar o novo telão ultra tecnológico para aprimorar este objetivo.
Depois de encerrar o papo, Bonner voltou para a bancada, mas não se sentou em sua cadeira. “Tudo lindo e inovador, mas o principal para mim e para toda a equipe do Jornal da Globo, é que a beleza e a inovação estão a serviço da notícia. Muito obrigado a você e a Renata por receberem o JG no JN, depois eu vou querer saber da resenha de vocês”, finalizou Lo Prete. A conversa sobre a transformação do JG –que também se estenderá ao Hora 1 e ao Jornal Hoje– começou com Bonner e Renata voltando no tempo e se recordando de como foi a estreia do novo cenário do JN, em 2017. No dia seguinte, será a vez do Hora 1 e no Jornal Hoje terem revelados seus novos espaços.
Já pelo Globoplay, considerando tanto os espectadores do sinal simultâneo dos canais quanto os que assistem aos conteúdo sob demanda, 66% do público é formado por pessoas de 25 a 49 anos. O valor foi divulgado nesta terça-feira, 12, em evento promovido na sede da empresa, em São Paulo. Executivos da TV aberta, Globoplay e dos canais por assinatura compartilharam algumas das novidades da grade para os próximos meses, sobretudo para o período pós BBB, produto que concentra as atenções da empresa no primeiro trimestre.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. “Ele é muito bonito, sem dúvida, mas mais do que bonito, o telão é funcional, é interativo e é imersivo. Vai permitir a quem nos assiste estar muito mais próximo do estúdio e da informação, que é o mais importante”, finaliza. O megapainel é transparente porque é feito de vidro e de uma fina camada de pixels. São mais de 2,3 milhões de pontos de luz que trazem uma nova maneira de passar a informação. A Redação da Globo em São Paulo não passava por uma reforma completa desde abril de 2014, quando ganhou um telão móvel de quatro metros para trazer mais dinamismo ao Jornal Hoje.
Com o uso de inteligência artificial, as novas câmeras mapeiam o ambiente e introduzem imagens para trazer interatividade com a notícia. William Bonner quebrou o protocolo e encerrou de pé o Jornal Nacional desta terça-feira (12), enquanto Renata Vasconcellos estava sentada em seu lugar na bancada do telejornal. A mudança ocorreu porque o âncora havia se levantado e se deslocado até o telão para conversar com Renata Lo Prete, que surgiu no noticiário para apresentar o novo cenário do Jornal da Globo.
Os âncoras poderão ainda ser “lançados” para outras cidades e países apenas pelo telão. As ferramentas permitirão que os apresentadores interajam com outros repórteres ao mesmo tempo em que apresentam gráficos e mapas. O telejornal comandado por Renata Lo Prete foi o primeiro a introduzir as mudanças, seguido pelo Hora 1, ancorado por Kovalick, e depois o Jornal Hoje, de Cesar Tralli. Apesar do incômodo inicial com a repaginada, os telejornais de fato mostraram mais dinamismo e didatismo — com gráficos e informações exibidas como apresentações de Power Point. Ao longo de um projeto de seis meses, a emissora idealizou e importou um telão de LED, que ocupará todo o espaço do cenário, à frente da redação, e que permitirá diversas interações tecnológicas com os apresentadores e comentaristas.
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Nessa quantia, estão compreendidas tanto as produções originais das plataformas da casa (TV aberta, Globoplay e Canais Pagos) quanto os direitos de transmissão ou aquisição de obras, bem como o desenvolvimento de aparato tecnológico para dar suporte à distribuição e produção desse conteúdo. O “Jornal Hoje” foi criado em 1971 e o objetivo, inicial, era ser uma revista eletrônica voltada para as mulheres. Dez anos depois, o noticioso tornou-se uma espécie de “Jornal Nacional do horário do almoço”, com espaço para comportamento, artes e espetáculos. Em 2015, investiu-se em um formato com ainda mais hard news, reduzindo quadros e séries. Ancorado por Renata Lo Prete, o ‘Jornal da Globo’ já passa por mudanças desde o final do ano passado, quando a jornalista trocou a bancada pelo púlpito e ganhou mais mobilidade ao apresentar o jornal de pé.
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“Eu tenho que lhe dizer que daqui em diante vocês precisarão começar a apresentar esse cenário pros visitantes encantados. Isso acontece muito aqui no JN, né?”, soltou William Bonner. “É isso, estúdio bonito é pra se ver pela televisão e também pelas visitas que aparecem na Redação”, concordou Renata Vasconcellos. Eles deixam de ter apenas uma tela comum e passam a contar com uma mega tela de LED em formato curvo que ocupará todo o espaço atrás dos apresentadores. O painel é personalizável e permite atender ao ‘Hora 1’, ‘Jornal Hoje’ e ‘Jornal da Globo’, de acordo com as demandas de cada jornal. Além disso, os jornais também se diferenciam por meio de jogos de luzes e projeções que criam um ambiente diferente para cada um deles. Em outros momentos, o telão também pode ser preenchido com artes ou gráficos para destacar elementos que complementem a notícia.
Em comunicado enviado à imprensa, a Globo mencionou que os telejornais terão cenários em 3D e mudarão os elementos conforme as notícias. Serão introduzidos, por exemplo, objetos como carros e um jogador de futebol batendo bola. Na terça-feira (12), a Rede Globo apresentou para a imprensa os novos cenários do “Jornal da Globo”, “Hora 1” e “Jornal Hoje”. Os três estúdios ganharam um reforço de tecnologia com ambiente interativo, usando Realidade Aumentada (RA) e Inteligência Artificial (IA).
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Durante a demonstração foi possível ver que o apresentador terá seu corpo “trackeado” e identificado pela inteligência artificial, que saberá quem é que está no estúdio, reconhecendo padrões de gestos, movimentos e até o andar do ancora. “Já melhores notícias nos pilotos, começamos a ter muitas ideias para o ‘Hora 1’ diante das inúmeras possibilidades que esse novo cenário e essa nova tecnologia nos fornecem. Não vamos conseguir colocar tudo na estreia, mas vamos implementando ao longo do tempo.