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A importância do Business Intelligence

Se há preocupação com a informação que vem do suporte ao cliente e do pós-vendas, porque se sabe que a área de Vendas produz melhores resultados. Se a comunicação interna é eficaz, bem como com parceiros, fornecedores e clientes, como premissa para bons relacionamentos, essa empresa já pratica importantes fundamentos de BI. O Business Intelligence (BI), ou inteligência empresarial, é um conjunto de processos baseados na coleta e análise de dados.

Por envolver a coleta e leitura de dados, é essencial que o Business Intelligence também seja direcionado à segurança e o sigilo das informações obtidas. A veiculação de informações falsas na mídia, problemas de infecção hospitalar e de mau atendimento poderiam resultar em um impacto gravíssimo para a instituição. Pensando nisso, convidamos você para conhecer melhor o Zendesk Service, nossa plataforma de gestão de atendimento ao cliente. Além disso, é importante ressaltarmos outro ponto do Relatório CX Trends, que fala sobre a importância de gerenciar e interpretar os dados dos clientes.

É muito importante registrar esses depoimentos para que eles sejam o termômetro constante de como a empresa deve se virar para o seu publico e corresponder positivamente. Nesse sentido sempre vence quem acompanha todos os movimentos e tendências do mercado e consegue tomar rápidas decisões sobre os caminhos mais adequados. Ferramentas que analisam uma base de dados e aplicam simulações a essa base, analisando as possibilidade do que aconteceria se determinadas variáveis mudassem. Claro, cada um deles terão um conjunto de ferramentas e informações específicas do departamento/setor. Então, a Tecnologia da Informação evolui a ponto de se criar softwares que fornecem informações mais precisas. Com isso, surge, entre 1992 e 1993, o Data Warehouse – um dos principais componentes do Business Intelligene atual.

Na coleta de dados, é determinado qual tipo de informação é útil para o negócio, e qual objetivo se deseja alcançar. Ou seja, insights que se transformem, aí sim, em inteligência para então serem aplicados na empresa em suas diversas frentes — e em especial ao planejamento estratégico. Inúmeras empresas ao redor do mundo já chegaram à conclusão de que para aumentar as chances de sucesso do negócio, é necessário adotar uma gestão colaborativa e que contribua para todos os colaboradores no que diz respeito à consecução dos resultados. A melhora de qualidade dos processos que envolvem as tomadas de decisão das organizações. Até mesmo para reuniões entre diretores e CEOs, é interessante poder filtrar apenas os dados necessários para o assunto abordado, evitando um excesso de referências que pode atrapalhar a condução do encontro. Cabe salientar, ainda, a necessidade de estimulá-los a descobrir aquilo que os dados não mostram de forma óbvia.

Qual o conceito de Business Intelligence?

Dos dados coletados da IoT (Internet of Things, ou Internet das Coisas), por exemplo, menos de 50% são usados como base em tomada de decisões. Essa etapa se encerra com a certeza que os dados estão fazendo sentido e que não há anomalias. Confiando nos dados, podemos construir nossos gráficos no software de BI, seguindo o protótipo desenhado e fazendo ajustes necessários para ter finalização do dashboard. Se for verificada a possibilidade de obter os dados, essa etapa é finalizada com a validação do gestor da área sobre o protótipo e a realização de ajustes finais, caso tenha faltado algo.

É importante destacar que o BI não fornece soluções específicas para os desafios da sua empresa. Ainda assim, 99,5% dos dados coletados nunca são usados ou não são adequadamente analisados. Em uma tradução livre para o português, seria uma forma de proporcionar inteligência para os negócios. Desenvolvemos um cálculo de forecast que utiliza a nossa eficiência ao longo do funil de contratações e o número de candidatos no pipeline para determinar qual o número esperado de pessoas que vamos contratar até o final do mês.

Como estruturar uma análise de BI

Isso pode ser realizado para diversos fins, de acordo com os objetivos e as características do seu negócio, mas que tendem a oferecer agilidade e assertividade à tomada de decisão. O principal beneficio dessa dimensão está relacionado com a permissão de se criar novas ações de vendas e dessa maneira praticar melhores maneira de se realizar a gestão financeira. Dentre seus diversos objetivos, é possível inovar e gerar conhecimento reduzindo e muito os riscos na tomada de decisão com o intuito de se evitar surpresas indesejadas.

Qual a relação do Business Intelligence com Big Data?

O RD Station Marketing é a melhor ferramenta para automação de Marketing Digital tudo-em-um para sua empresa. Com ele, você recebe relatórios completos de suas campanhas, faz análise de canais e define as etapas do seu funil baseado em dados! Ela teria powerbi bi e github levado sua análise de dados e preferências um pouco além do básico “recomendado para você” e criado uma série inteira baseada nessas informações. O que se deve fazer primeiro é contratar softwares que permitam a coleta de dados do seu negócio.

Pilar analítico de Business Intelligence

Por mais que a análise seja criteriosa, há sempre a possibilidade de o contratante não honrar com os compromissos. Fluxo de caixa, ticket médio, faturamento, margem de lucro, estimativa de vendas, dentre outros indicadores econômicos e financeiros, podem ser produzidos em tempo real pelo BI. A mensuração dos resultados por meio dos Key Performance Indicators (KPIs) é fundamental para saber se o trabalho está sendo bem executado e se é preciso fazer alterações ou adaptações. O profissional de BI pode auxiliar a reconhecer padrões que influenciarão resultados futuros.

Em um local centralizado, geralmente um Data Warehouse, os repositórios de dados integrados são organizados, estruturados e alinhados ao seu objetivo de análise. O ciclo do BI, exemplificado na figura acima, começa com a coleta de dados brutos, que logo são armazenados. Por conta disso, ela decidiu incluir outro caixa às segundas-feiras para promover um melhor atendimento para o seu público. No gráfico de barras que mostra o faturamento e as vendas do Guarani, podemos perceber que, para o mês de maio de 2023, os produtos de padaria são os que mais vendem, porém, não são os que dão maior retorno em faturamento. Isto ocorre porque automatizar essa coleta, e pensar em um armazenamento adequado e centralizado, é também aplicar o business intelligence. Dona Araci, que é proprietária e atuante no dia a dia do mercadinho, pensou que poderia ter mais lucros se entendesse melhor as preferências dos clientes.

Se não for possível obter algum dado, mudanças de processo deverão ser feitas e algumas visualizações podem deixar de serem priorizadas na primeira entrega do projeto. Ter essa integração de dados permite que os gestores e analistas de Marketing tenham um conhecimento mais profundo sobre o funcionamento da sua operação de Marketing Digital, e quais os principais problemas e oportunidades de melhorias. Lembre-se de que é importante fazer uma análise de dados no mínimo trimestral para revalidar e impulsionar suas estratégias de BI. Não podemos esquecer que você também pode obter dados relevantes através de pesquisa com clientes e ex-clientes, benchmarking, entre outras fontes.