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A importância do Brincar na educação infantil

A importância do Brincar na educação infantil

Sabia que os primeiros anos da sua vida foram fundamentais para você se tornar a pessoa que é hoje? Antes de aprender a ler e escrever ou fazer operações matemáticas, você precisou desenvolver outras habilidades igualmente importantes. Em outras palavras, é importante que as práticas do professor estejam diretamente comprometidas com as necessidades e os interesses da criança, para que a vivência se transforme em uma experiência e tenha, de fato, um propósito educativo. Depois da etapa inicial de exploração da diversidade de materiais, é interessante organizar, no boião, materiais específicos, visando aprofundar o direito dos bebês de aprenderem e se desenvolverem, por meios cada vez mais sofisticados de exploração dos objetos. Durante a contação de história, atuei em parceria com as minhas ajudantes de sala de aula. Inspiradas nos materiais coletados e no painel da sala, as crianças também terão elementos para construir novos materiais e acessórios para suas brincadeiras de faz-de-conta relacionadas à temática do projeto.

É durante a infância que ocorrem interações entre o mundo e o meio em que a criança vive, ocorrendo uma aprendizagem significativa. A infância conhecida como a etapa das brincadeiras, do lúdico, logo se pensa no brincar, é nessa etapa que a criança aprende brincando. Ao lembrarmo-nos de criança e infância, automaticamente lembramo-nos de educação, ou seja, na educação infantil, outro tópico a ser abordado neste artigo, sendo que a educação infantil é a primeira etapa da educação básica. A educação infantil tem como finalidade o desenvolvimento absoluto das crianças até cinco anos de idade e é nessa etapa que as crianças descobrem novos valores, sentimentos, costumes, ocorrendo também o desenvolvimento da autonomia, da identidade e a interação com outras pessoas. Outro tópico que se destaca no artigo é o brincar, constituindo-se como atividade fundamental nesse período do desenvolvimento infantil. O brincar auxilia na aprendizagem fazendo com que as crianças criem conceitos, ideias, em que se possam construir, explorar e reinventar os saberes.

Educação escolar é aquela que acontece no âmbito formal, dentro da instituição escolar. A escola é uma importante instituição que auxilia no desenvolvimento social, aprimorando habilidades e competências dos indivíduos. Além disso, desempenha um papel fundamental na formação do conhecimento, dos valores e comportamentos. Por meio da educação escolar, o sujeito estabelece relações e compreende a forma de organização da sociedade na qual está inserido.

Qual o principal objetivo da Educação Infantil?

Situação da educação no Brasil

Os eixos de interação e brincadeira e os Campos de Experiência criam novas estruturas para que essa concepção seja colocada em prática e, de fato, os direitos de desenvolvimento e aprendizagem das crianças sejam alcançados. Isso permite, inclusive, que os professores tenham autonomia para planejar suas atividades, porém, tendo mais clareza das aprendizagens que precisam ser favorecidas, a cada fase. A Educação Infantil é a primeira etapa da formação das crianças, pois é início do contato delas com as experiências escolares que começam a estimular os aspectos psicológico, social, físico e intelectual, o que permite a construção de um desenvolvimento integral. O principal objetivo é potencializar a capacidade intelectual, cognitiva e social das crianças de zero a três anos. Em última instância, para Arce (ibid.), o processo educativo junto à criança pequena acaba convertendo-se, nessa perspectiva, em mero acompanhamento do processo de desenvolvimento infantil, desenvolvimento esse que se daria quase que espontaneamente. Trata-se de uma naturalizaçãodo desenvolvimento infantil que ignora o papel do processo educativo na própria formação dos desejos, interesses e necessidades da criança e, mais que isso, articula-se a uma naturalizaçãodas relações sociais em geral.

Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Essa etapa da educação é desenvolvida nas creches (crianças de 0 a 3 anos) e nas pré-escolas. Além disso, a educação infantil pode também ser oferecida em instituições particulares. Pudemos testemunhar os efeitos perversos da ausência de uma organização adequada do trabalho pedagógico dirigido à criança pequena em uma atividade de estágio curricular desenvolvida em uma escola municipal de educação infantil.

Creche

Se a criança não tem a vaga, a tendência é que o seu adulto de referência, principal responsável, tenha dificuldades para trabalhar, ou dar continuidade aos seus estudos. Isso acaba alimentando um ciclo perverso de manutenção da pobreza.”, ressalta Mariana. Nesse período, o maior objetivo é incentivá-los a investigarem e produzir diferentes formas de se aproveitar e interagir com o espaço coletivo. O professor se destaca como quem vai construir um vínculo estável e de confiança com os alunos. Esse vínculo é responsável por auxiliá-lo na promoção das experiências do aluno. Os primeiros anos de aprendizado são essenciais, especialmente para o contato do aluno com um meio social diferente do da família.

O objetivo foi fazer com que cada criança se sentisse mais livre para desenvolver a escrita e seu protagonismo, e realizar descobertas pessoais, sem que eu apontasse erros ou acertos. Os bebês amaram os brinquedos e gostaram de fazer caminhadas, explorando o ambiente externo. Também aproveitaram bastante as aulas de artes e as atividades de motricidade fina. Dentre os momentos significativos na escola, tivemos algumas atividades plano de aula ensino fundamental prazerosas, como o uso de brinquedos e livros sensoriais, a realização de brincadeiras ao ar livre, o banho nas bonecas e o circuito dos carrinhos. Com o tempo e a regularidade, as crianças vão se tornando “frequentadoras” mais assíduas da biblioteca da creche, podendo, elas mesmas, contarem suas histórias favoritas às crianças de outras salas, sempre com o apoio das ilustrações dos livros e do suporte da professora.

Tudo foi feito com muita dedicação e muito carinho, pensando, principalmente, em estimular aquelas crianças e toda a turma para que participassem de situações reais de leitura, oralidade e escrita, que são linguagens fundamentais para a inserção do indivíduo na sociedade. Naquele momento, discutimos também a importância do ato de ler e o papel das famílias no processo de desenvolvimento do gosto pela leitura. O principal objetivo da Educação Infantil é a formação das crianças como sujeitos históricos e de direitos, que constroem suas identidades pessoal e coletiva, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivenciam. É na educação infantil que os alunos em idade pré-escolar entre quatro a seis anos de idade aprendem a trabalhar a autonomia para interagir, questionar, comunicar-se, resolver problemas e refletir.