Atendimento automatizado e humanizado: quais os benefícios?
Ao contar com a automatização, sua instituição pode reduzir custos, dar autonomia para a equipe e aumentar a satisfação do paciente com a redução do tempo de atendimento e pessoas disponíveis para problemas complexos. Eles conseguem responder dúvidas, oferecer produtos e serviços, disponibilizar meios de contato com a empresa, entre qualquer outra demanda que a instituição queira oferecer pela conversa. Oferecer um atendimento humanizado também não significa excluir completamente a automatização.
Em algumas situações, por exemplo, o paciente pode ter dificuldades de locomoção e a presença dessa profissional para ajudar faz total diferença. Some isso às dores, sofrimentos, dúvidas e receios que muitos pacientes têm ao chegar para uma consulta ou exame. Esse modelo de atendimento coloca o paciente em uma posição de protagonismo, na qual tem a liberdade de fazer escolhas sem a intervenção de outra pessoa. Ele pode, por exemplo, abrir o aplicativo da sua clínica no smartphone e agendar um dia para a consulta. Em última análise, o objetivo é encontrar o ponto de equilíbrio certo entre o toque humano e a automação, reconhecendo que cada abordagem tem seu valor e benefício específico. A chave está em encontrar um equilíbrio entre as duas abordagens, utilizando a tecnologia para agilizar processos rotineiros e liberar os colaboradores para se concentrarem em interações mais complexas e personalizadas.
Os colaboradores são treinados para ouvir atentamente os clientes, entender suas preocupações e oferecer soluções personalizadas que atendam às suas necessidades específicas. Ao oferecer uma experiência incrível para o seu paciente, até mesmo o tratamento médico pode se tornar mais eficaz. Suporte Técnico Porém, é importante reforçar que essa experiência envolve não apenas o atendimento médico, incluindo o momento de espera na recepção, como também o momento pós-consulta. O atendimento humanizado ao cliente pode trazer inúmeros benefícios para as empresas que adotam essa abordagem.
Como a tecnologia pode revolucionar o relacionamento pós-consulta no seu consultório?
Uma agenda com agendamento online e lembretes de consulta, por exemplo, são responsáveis por aumentar a produtividade dos profissionais da recepção ao automatizar processos simples. Ao final do dia, uma recepcionista entra em contato com os pacientes que cancelaram a consulta, perguntando se está tudo bem e se gostariam de reagendar. Diferente do que muitos pensam, a humanização não significa apenas ser atendido por um ser humano.
A importância do atendimento humanizado e como implementá-lo
Caso isso não aconteça, um contato posterior deve ser feito para confirmar ou cancelar. Em vez de realizar a confirmação por telefone — algo que toma tempo de quem liga e do paciente que atende —, o contato é feito com eficiência e encaixado na rotina de todos. Pode parecer pouco, mas em uma clínica ou consultório com bastante fluxo de pessoas, a secretária fica com pouco tempo para dedicar a atenção necessária para quem já se encontra no local.
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Um bom exemplo é o uso de tecnologias como os caixas eletrônicos de banco, nos quais o consumidor faz toda a transação necessária por meio de uma máquina, sem atendimento humano. Com uma concorrência cada vez maior, aprimorar os serviços prestados e o atendimento ao cliente se tornam demandas muito importantes para continuar relevante no mercado. A XGEN não transfere diretamente dados pessoais coletados no Brasil para outros países, contudo os serviços de terceiros que usamos podem realizar transferências para outros países. Utilizamos serviços de terceiros que buscam adotar padrões adequados quanto à privacidade e proteção de dados pessoais. A XGEN se esforça para proteger a privacidade dos dados pessoais e demais informações que são armazenadas, contudo não se pode garantir total segurança.
Ela oferece uma ampla variedade de soluções que permitem otimizar a rotina e alcançar alta produtividade. Monitorar métricas de desempenho, coletar feedback dos clientes e realizar ajustes conforme necessário garantem que a estratégia esteja sempre alinhada com as necessidades e preferências em constante evolução. Por fim, aprimorar continuamente a estratégia é essencial para que um negócio de piso suspenso para escritorio possa se adaptar às mudanças nas expectativas dos clientes e no cenário do atendimento ao cliente.
Na verdade, ela irá permitir que você tenha mais tempo para investir na humanização da instituição. Na área da saúde, um exemplo de atendimento automatizado são os lembretes de consulta. Ao invés de um recepcionista gastar a maior parte do tempo confirmando consultas, é possível automatizar essa tarefa.
Em primeiro lugar, os clientes tendem a ficar mais satisfeitos quando percebem que a empresa os enxerga como indivíduos únicos e não como “só mais um número”. O software de suporte ao cliente da Zendesk é fácil de usar e oferece uma melhor experiência de atendimento. Todo diferencial conta e, portanto, ter um atendimento automatizado aliado ao humanizado é uma excelente estratégia de fidelização e satisfação dos clientes.