Fim da Baliza no Detran 2026: Novas Regras do Exame Prático
A decisão de retirar a prova de baliza do exame prático de direção vem sendo apresentada como medida de simplificação. No entanto, é preciso ir além da narrativa da desburocratização e refletir sobre o impacto real dessa mudança na formação dos condutores brasileiros. Segundo o Detran-SP, esse conjunto de ações tem o objetivo de simplificar etapas, reduzir custos para os candidatos e tornar o processo mais alinhado à realidade do trânsito atual. As alterações constam no Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, divulgado no dia 1º de fevereiro, e já passam a valer em todos os estados. Entre as principais mudanças está o fim da baliza como etapa obrigatória e eliminatória do exame prático, decisão que pegou muitos candidatos e instrutores de surpresa. Nesse cenário, alguns estados já decidiram antecipar mudanças e reformular a prova prática, substituindo a baliza por uma avaliação baseada apenas no percurso e no comportamento do candidato ao volante.
Nota do DETRAN-SC
Candidatos e profissionais da área defendem que a manobra é essencial para desenvolver noção de espaço, controle de pedais, uso correto de retrovisores e domínio do veículo. O Detran do Espírito Santo afirmou em nota enviada à CNN que retirou a exigências das etapas de baliza e ladeiras da prova prática. E qualquer mudança que afete a formação de condutores deve ser amplamente debatida, com base técnica e foco absoluto na preservação de vidas. Após as mudanças para tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que entraram em vigor em dezembro de 2025, cinco estados brasileiros tiveram mais mudanças nessa segunda-feira, 26. O que permanece [sobre a avaliação da baliza] é a finalização do percurso, momento em que o candidato deverá estacionar o veículo, completa. A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) lançou no domingo (1º) o Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, que estabelece regras nacionais para a prova prática de obtenção da CNH.
Fim da baliza na CNH: veja quais estados já retiraram a exigência em 2026
Segundo o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) aponta que apenas 121 dos 769 modelos e versões de carros vendidos no Brasil têm câmbio manual.
Em nota oficial, o Detran de Santa Catarina informou que, neste momento, não fará manifestação definitiva sobre o novo manual até que haja análise detalhada das regras. As novas regras para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), publicadas pelo Governo Federal por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), têm gerado debate em todo o país. Outro ponto que me preocupa é a forma como decisões dessa magnitude vêm sendo tomadas. Conselhos estaduais de trânsito existem para qualificar o debate, oferecer contribuição técnica e representar as realidades regionais.
- Entre as principais mudanças está o fim da baliza como etapa obrigatória e eliminatória do exame prático, decisão que pegou muitos candidatos e instrutores de surpresa.
- Por isso, é fundamental acompanhar os comunicados do Detran da sua UF antes de iniciar o processo.
- São habilidades fundamentais para quem pretende conduzir um veículo em ruas e rodovias, especialmente em um país que ainda possui grande número de pistas simples, onde a responsabilidade é compartilhada e os erros custam vidas.
- Como a medida se deu por resolução do Contran, os estados também podem aderir.
Medidas impostas verticalmente, sem a devida escuta desses órgãos colegiados, empobrecem a discussão e afastam a construção coletiva de soluções. Com localizações salvas você poderá receber alertas de lugares que você escolheu e da sua atual localização. No Ceará, a medida só deve entrar em vigor após a publicação do Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, conforme o Detran-CE.
Todos os procedimentos relacionados à habilitação devem ser realizados exclusivamente nos DETRANs estaduais. A desobrigatoriedade da prova de baliza vem junto das novas regras para tirar a CNH, publicadas na resolução 1.020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Outros estados da federação também devem confirmar a alteração para a prova de baliza nos próximos dias. Uma equipe técnica está em São Paulo para alinhar procedimentos e aplicar as novas regras. Os acidentes de trânsito estão entre as principais causas de internação hospitalar por trauma no país.
Como comprar habilitação a medida se deu por resolução do Contran, os estados também podem aderir. Na maior parte dos estados, a mudança começou após a publicação da Resolução 1.020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
A avaliação passa a ser feita exclusivamente em trajeto urbano, com acompanhamento de um examinador de trânsito, que observa itens como atenção, respeito à sinalização, controle do veículo e segurança na condução. O exame prático para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começa a passar por mudanças importantes no Brasil. Alguns estados decidiram flexibilizar regras tradicionais da avaliação, como a exigência da baliza, uma das etapas que mais gerava reprovação entre os candidatos. A prova de baliza para tirar a CNH, considerada uma das etapas mais difíceis do processo de habilitação, está deixando de ser obrigatória em diversos estados brasileiros. A mudança ganhou força em 2025 e passou a ser oficialmente adotada em 2026. Com isso, o exame prático em São Paulo passa a focar exclusivamente na condução do veículo em percurso.
O tema parece novidade, mas já são 10 estados brasileiros que não exigem a baliza na prova prática. Já no estado de Mato Grosso a baliza deixou de ser obrigatória em janeiro, mas a mudança ocorre de forma gradual até 10 de fevereiro. Especialistas em trânsito apontam que a flexibilização do exame pode tornar o processo mais justo e reduzir barreiras para candidatos. No entanto, alguns defendem que a baliza ajuda a desenvolver consciência espacial e controle do veículo em situações apertadas, habilidades que ainda são importantes no trânsito.
O candidato é avaliado durante o trajeto por um examinador de trânsito, que observa comportamento, atenção às normas e domínio do carro em situações reais. O fim da baliza nos exames práticos da CNH em 2026 já está em vigor em alguns estados, trazendo uma avaliação mais alinhada à realidade do trânsito e maior flexibilidade para os candidatos. Ainda assim, devido à variação de regras entre estados, é fundamental que cada candidato confirme os critérios atualizados do Detran da sua região antes de realizar a prova.
A Senatran afirma que o documento, chamado de Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular (MBEDV), está mais alinhado à realidade do trânsito brasileiro. Especialistas também demonstram preocupação com possíveis reflexos na segurança viária, destacando que o carro, se mal conduzido, pode representar risco no trânsito. Essas mudanças buscam avaliar de forma mais efetiva habilidades essenciais para o trânsito cotidiano, em vez de focar em manobras isoladas. Já a psicóloga especialista em trânsito Cecília Bellina não acredita que a retirada da baliza seja, de fato, negativa. Esse total representa 15,7% de todos os veículos, importados ou fabricados no país, comercializados no Brasil. As informações oficiais sobre as mudanças e demais orientações estão disponíveis no site da CNH Paulista, do Detran.
Em cada um desses estados, a prova prática agora prioriza a condução em vias públicas, o respeito à sinalização e a capacidade de controlar o veículo em situações do dia a dia. O objetivo dos Detrans é tornar o exame prático mais alinhado à condução real no trânsito, reduzindo reprovações excessivas causadas exclusivamente pela baliza. Quatro estados brasileiros deixaram de exigir o teste de baliza durante a prova prática para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Nesta sexta-feira (30), o estado de Sergipe também derrubou a obrigatoriedade. Segundo a Senatran, as mudanças têm como objetivo reduzir custos, ampliar o acesso à habilitação, padronizar critérios em todo o país e tornar o processo menos burocrático e punitivo. No estado, a prova é realizada apenas por meio de percurso, com o candidato sendo avaliado ao longo do trajeto por um examinador.
.jpeg)