SItes com SEO

Volta às aulas acende alerta para proteger crianças no trânsito e reduzir riscos nas áreas

A percepção envolveria, então, o atraso na percepção (tempo entre visibilidade e ponto de percepção) e o intervalo de identificação de risco (tempo para conhecer que há possibilidade de acidente). Conforme Strayer, Drews e Johnston (2003), a atenção é o processo cognitivo no qual seletivamente concentra-se o foco sobre um aspecto do ambiente, ignorando outros. Exemplos incluem ouvir atentamente o que alguém está dizendo, ignorando outras conversas em uma mesma sala ou ouvir uma conversa telefone celular enquanto estiver dirigindo um carro. Este último exemplo, conforme os fatores de alteração da atenção, prejudica a performance do condutor. A atenção concentrada é abordada em testes de atenção para avaliação psicológica de motoristas como TACOM A e B (Tonglet, 2002). Neves e Pasquali (2007) a definiram como sendo a capacidade de selecionar apenas uma fonte de informação dentre outras que se encontram ao redor num determinado momento e manter o foco nesse estímulo alvo ou tarefa.

O ato de dirigir envolve um complexo processo de interação das funções psicológicas e cognitivas. Os motoristas estão expostos no trânsito a fatores de risco, e conduzir um veículo envolve memória, atenção, tomada de decisões em um ambiente repleto de informações, como tráfego de pedestres, de outros veículos, diversidade de sons e imagens. A multiplicidade de fatores, envolvidos no ato de dirigir influenciam o comportamento dos indivíduos e, conseqüentemente, sua forma de conduzir um veículo. Uma causa relevante, apontada na ocorrência de acidentes de trânsito, refere-se ao comportamento dos condutores.

Comparativo de Valores da CNH

Estatisticamente, condutores muito jovens ou recém-habilitados apresentam maior probabilidade de envolvimento em sinistros, o que eleva automaticamente o custo do seguro auto. Da mesma forma, motoristas com pouco tempo de carteira de habilitação são classificados como perfis de risco elevado, independentemente do modelo do veículo. A Perkons lembra que municípios podem reforçar ações educativas e de fiscalização em horários de entrada e saída, além de usar a tecnologia para apoiar o respeito à sinalização e a redução de conflitos nas áreas escolares. Para a população, um conselho importante é sempre sair alguns minutos antes, evitar paradas proibidas e dirigir com atenção total. São atitudes que custam pouco, mas fazem diferença para que alunos cheguem e voltem com segurança.

Isso sugere que a atenção é instável, inconstante e seletiva, mesmo quando estamos focalizados em algo. Tabela 1 – Principais tarefas envolvidas no desempenho dos motoristas (Adaptado de Hakamies-Blomqvist, 1996). Outros processos cognitivos e comportamentais envolvidos na interação com outros usuários do ambiente viário. A velocidade, segundo ele, nem sempre causa o acidente, mas agrava suas consequências, transformando ocorrências leves em sinistros graves ou fatais. Os novos radares foram instalados em locais estratégicos como Mogi das Cruzes, São Bernardo do Campo, e Caieiras, entre outros. Sua contribuição faz a diferença para nós_ Ajude-nos a manter a qualidade de nossas notícias e um jornalismo independente.

O autor aborda, também, a atenção alternada, não descrita anteriormente, a capacidade de o indivíduo alternar o foco atencional, ou seja, a capacidade de manter o foco de atenção ora em um estímulo, ora em outro. Um exemplo seria ouvir música e estudar; diferentemente da dividida, em que um dos processos deva ser mediado pelo processamento automático da tarefa. A percepção é um processo relacionado à atenção, e muitas vezes estas são confundidas. O processo de interpretar, selecionar e organizar as informações obtidas sensorialmente refere-se à percepção. Esse é o construto que propicia sentido, a partir de conhecimentos passados, aos objetos captados pela atenção (Rozestraten, 1988). Além de dominar as técnicas o condutor deve manter a calma em situações de trânsito desafiadoras, ou seja, deve saber lidar eficazmente com o estresse.

A atenção voluntária é mediada pelo processamento controlado das informações, no qual os efeitos facilitadores da tarefa desempenhada são acompanhados pelos efeitos inibidores sobre as atividades concorrentes (Dalgalarrondo, 2000; Macar, 2001). Publicado primeiro em Portal do Trânsito, Mobilidade & Sustentabilidade » 10 atitudes que contribuem para um trânsito mais seguro. “Alterá-los significa vencer as resistências internas que nos forçam a continuar como somos. Quando ficar difícil conseguir isso sozinho, o melhor caminho é procurar ajuda especializada, sempre que o comportamento afetar negativamente a segurança e a integridade”, conclui. Um condutor consciente, sabe ajustar seu modo de dirigir a diferentes condições climáticas, de tráfego e de vias.

Seguradoras

Assim, é preciso considerar outros motoristas, pedestres e ciclistas, agindo de maneira cortês e respeitosa. “É essencial saber agir corretamente frente às diversas situações do dia a dia no trânsito, reconhecendo e alterando maus hábitos e posturas negativas”, explica. Conforme Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito & Mobilidade, no trânsito, boas atitudes entre condutores e pedestres têm o poder de promover o respeito e a cidadania.

omem de 34 anos morre em grave acidente na BR-163 em Nova Mutum/MT; mulher e crianças ficam feridas

O impacto das atitudes do motorista no trânsito urbano

Os apontamentos levantados reforçam que a utilização do celular ao dirigir transforma-se em um problema que pode gerar um acidente e multa; no entanto, encontra-se entre as infrações mais cometidas em Porto Alegre. Uma possível explicação seria de que as demandas cognitivas presentes no ato de dirigir são elevadas, e os jovens não seriam capazes de priorizar um adequado domínio cognitivo visual devido à sobrecarga. Referem, ainda, que a propensão ao cometimento de erros também é atribuída à inexperiência de condutores. Outro ponto importante é compreender que o seguro auto em 2026 é altamente personalizável. Isso significa que não existe uma apólice perfeita para todos, mas sim uma solução ideal para cada perfil.

A velocidade, a capacidade de se manter na faixa e o movimento dos olhos foram cuidadosamente monitorados. Os estudos apontados tratam de questões sobre os comportamentos de risco no trânsito, comportamentos e o seu possível envolvimento em acidentes, excesso de velocidade, o fator humano e possíveis soluções. Campanhas educativas seguem como uma das principais ferramentas para reduzir mortes no trânsito. A PRF avalia que ações de conscientização sobre velocidade, uso do cinto de segurança, celular ao volante e planejamento de viagem ajudaram a mudar comportamentos ao longo dos anos, embora a imprudência ainda seja recorrente. Uma dica valiosa é criar o hábito de verificar, sempre que possível, qual o limite de velocidade de cada trecho.

Além disso, obedecer aos sinais de trânsito, como semáforos e faixas de pedestres, e estar atento às placas de advertência que indicam perigos potenciais são práticas essenciais para prevenir colisões e garantir a segurança de todos. É preciso ainda redobrar a atenção às placas que indicam perigos como curvas fechadas, cruzamentos e áreas escolares. É notório que todo o condutor deva conhecer as leis de trânsito, as normas de condução e saber conduzir seu veículo. Mas conhecer as especificidades de sua conduta, suas deficiências, pode favorecer a elaboração de medidas educativas e permitir que o condutor, ao identificar suas falhas, possa modificá-las. Segundo Rocha (2005), o conhecimento da etiologia e a distinção entre as modalidades de infrações poderão possivelmente proporcionar um melhor direcionamento das ações das autoridades e dos educadores nas questões de trânsito. A volição corresponde à atividade psíquica de direcionamento para atos voluntários.

O comportamento no trânsito é um indicador preciso das características de cada indivíduo. Quem tem boa maturidade e equilíbrio sabe controlar suas tendências e atitudes inadequadas. A atuação da PRF também envolve temas menos visíveis, como a fiscalização de antenas de internet via satélite instaladas de forma irregular nos veículos e o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes em pontos vulneráveis das rodovias. Com mais de 4 mil quilômetros de comprar habilitação rodovias federais e cerca de 615 policiais no estado, a PRF aposta no uso intensivo de tecnologia para ampliar a capacidade de fiscalização.

Conhecer os limites de velocidade e a localização dos radares é uma maneira de evitar surpresas indesejadas e multas. Assim, eles podem antecipar a necessidade de reduzir a velocidade em trechos críticos, evitando possíveis penalidades. É notável que a presença desses equipamentos não implica em novos tributos, mas gera custos indiretos na forma de contratações relacionadas a multas e penalidades. Um seguro bem ajustado garante que, em caso de imprevistos, o segurado não enfrente surpresas desagradáveis, como negativas de indenização ou coberturas insuficientes. Isso reforça a importância de enxergar o seguro auto não apenas como um custo obrigatório, mas como um investimento em proteção patrimonial e estabilidade financeira. O perfil do motorista é um dos fatores mais determinantes no cálculo do valor do seguro auto em 2026 e, ainda assim, um dos menos compreendidos pelos consumidores.